Índice

 Lula abre 12 pontos de vantagem sobre Alckmin

NOS VOTOS VÁLIDOS LULA OSCILOU DE 54% PARA 56% E ALCKMIN OSCILOU DE 46% PARA 44%. NAS INTENÇÕES DE VOTO, TUCANO CAIU TRÊS PONTOS


A pesquisa Datafolha feita após o primeiro debate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) mostra que diminuiu o índice de eleitores que pretende votar no tucano.
Alckmin obteve 40% das intenções, contra 43% na pesquisa anterior, feita na semana logo após o primeiro turno das eleições. A vantagem de Lula sobre o adversário aumentou de sete para onze pontos percentuais.
Votos em branco ou nulos oscilaram de 3% para 4% e os eleitores indecisos foram de 4% para 5%. Considerando apenas os votos válidos, a diferença entre os dois candidatos ficou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula teria 56% dos votos, doze pontos à frente do tucano, que pontuou 44%. Na pesquisa anterior Lula tinha 54% e Alckmin 46%.
O instituto perguntou aos eleitores o que eles acharam do debate de domingo entre os candidatos à Presidência na TV Bandeirantes. Dos entrevistados, 61% admite que não assistiu à transmissão e 39% viu o programa -23% afirma que viu apenas uma parte e 16% diz que assistiu ao debate do começo ao fim.
Dos eleitores que assistiram ao debate, 43% acha que Alckmin teve a melhor performance, enquanto 41% acha que foi Lula quem se saiu melhor. Entre os entrevistados que declararam voto em Alckmin, 58% acha que ele ganhou o debate, enquanto 10% disse que Lula se saiu melhor. Já para os eleitores de Lula, 47% acha que seu candidato teve a melhor performance e 5% acha que o adversário tucano foi melhor.
Avaliação

A avaliação do governo Lula, segundo o Datafolha, se manteve a mesma da pesquisa anterior, realizada entre os dias 5 e 6 deste mês.
Quase a metade (49%) dos eleitores avaliou o governo do petista como ótimo ou bom e 33% acham regular, 17% ruim ou péssimo.
Dos entrevistados que acham que o governo Lula está ótimo ou bom 15% vota no Alckmin e 78% em Lula.
Já dos eleitores que acham ruim ou péssimo apenas 1% vota em Lula e 38% no Alckmin e 27% votarão em branco, nulo ou nenhum dos dois candidatos.
Pesquisa

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas de sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto dos eleitores com 16 anos ou mais é o universo da pesquisa.
Neste levantamento, realizado em 10 de outubro, foram entrevistados 2.868 eleitores em 194 municípios de 25 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nº 21.972/2006.  (Laura Schichvarger)



Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.