Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

B@ATE-PAPO

 Alessandra Kormann

Como podem invadir o PC?



Eu tinha um MSN falso com um amigo. Entrávamos juntos e conversávamos com as pessoas. Mas brigamos na firma e paramos de nos falar. Com a ajuda de um hacker, ele pegou todas as conversas do MSN que estavam gravadas no meu PC e vive fazendo ameaças. Como ele pôde entrar no meu PC? Ele pode estar com as conversas? Ele não mostrou para mim, mas mostrou para uma amiga. O que preciso fazer para bloquear essa pessoa no meu PC? Nuvem Passageira, 43


Minha cara, pelo jeito, esse seu ex-amigo é um colega de trabalho e vc usava o computador do emprego para teclar no MSN, certo? Se é isso, é provável que a invasão tenha ocorrido no seu ambiente de trabalho. "Qual- quer administrador de rede pode ter acesso aos arquivos da máquina, facili- tando a captura deles", explica o analista de sistemas Anderson Scuriza.
"É preciso verificar se o equipamento está com compartilhamento total. Se o computador não possui controle de usuários, outra pessoa pode ter o acesso à pasta onde as conversas foram gravadas por meio da rede", ensina o professor de informática André Luis de Vasconcelos.
Mas só é possível copiar essas conversas pq elas foram salvas. O ideal é não usar nunca o computador do trabalho para fins pessoais. Se isso não for possível, evite escrever coisas comprometedoras, pois existem empresas que monitoram o que os funcionários escrevem. Ou seja, vc sempre está vulnerável na net, e mais ainda qdo os computadores estiverem em rede.
Agora, mesmo se essas conversas estavam no PC da sua casa, ele tb pode ter conseguido acessá-las por meio de vírus. Para evitar esse tipo de invasão, é importante ter um bom antivírus atualizado com firewall, que protege a máquina dos ataques via internet. E não esqueça de mudar todas as suas senhas e de não usar nunca a mesma senha que vc dividia com seu ex-amigo.


Texto Anterior: Sexo
Próximo Texto: Pega no ganzá
Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.