Texto Anterior | Índice

A pedofilia na internet é crime?


Meu marido baixa material pornô quase todo dia e, qdo recebe fotos de crianças fazendo sexo, ele guarda e chega até a gravar em CD para eu não ver. Também entra nos chats e conversa com garotas de 13, 15 anos, sempre falando em chupar e lamber. Ele tem 60 anos, acho q é pedofilia, dê umas dicas do que preciso fazer.
Mulher


Minha cara, pedofilia, inclusive pela internet, é crime. O artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que está sujeito a pena de dois a seis anos de prisão e multa quem "apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente".
Mas e se o seu marido não divulgar as imagens? Sobre isso, há controvérsias. "Não configura crime em tese, a não ser que se prove que ele armazena essas fotos, e que isso facilita a divulgação posterior", diz o advogado Alexandre Valdetaro.
Já para o advogado Omar Kaminski, especializado em internet e tecnologia, armazenar tb é crime. O ato de conversar com menores de idade sobre sexo pode ser enquadrado no artigo 218 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de um a quatro anos para quem "corromper ou facilitar a corrupção de pessoa maior de 14 e menor de 18 anos, com ela praticando ato de libidinagem ou induzindo-a a praticá-lo ou presenciá-lo".
Ou seja, pedofilia é grave! Segundo o psicanalista Martin Aguirre, é um "desvio de conduta que traz sofrimento para o próprio sujeito, para a família que o acompanha e para a criança".
Procure conversar com o seu marido. Se não tiver jeito, denuncie. Há vários caminhos: Polícia Federal (crime.internet@dpf.gov. br), Disque-Denúncia (tel. 181, para a Grande São Paulo) e a ONG Safernet (www.denunciar.org.br). Boa sorte!

alek@uol.com.br


Texto Anterior: Sexo
Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.