Índice

INSS chama 19.691 segurados para nova perícia

CONVOCAÇÃO COMEÇA HOJE E SERÁ FEITA POR CARTA PARA SEGURADOS QUE TÊM AUXÍLIO-DOENÇA HÁ DOIS ANOS. EXAME DEVERÁ SER MARCADO EM ATÉ DEZ DIAS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia hoje a convocação, por meio de carta, de 19.691 segurado que recebem o benefício de auxílio-doença há dois anos.
Os segurados terão um prazo de dez dias, a partir do recebimento da convocação, para marcar uma nova perícia médica. Caso contrário, o beneficio será cancelado.
No Estado de São Paulo, o INSS convoca 7.077 segurados -35,9% do total do país.
Aqueles que estão sendo chamados pelo INSS agora tiveram o auxílio-doença concedido em dezembro de 2005, com a data de encerramento programada para o mês de dezembro de 2007.
No entanto, assim que o segurado fizer o agendamento da nova perícia, o prazo do benefício fica prorrogado até a data da consulta no INSS.
O agendamento da perícia médica pode ser feito por telefone. O segurado deve ligar para a central de atendimento 135 do INSS e solicitar uma data para o exame.
Alta programada

O sistema de alta programada no INSS começou em agosto de 2005. Nesse esquema, na primeira perícia, o médico determina a data de encerramento do benefício. Nos casos mais graves, o auxílio é concedido por dois anos.
Para que o pagamento do benefício seja mantido, o segurado precisa passar por uma nova avaliação médica após esses dois anos.
Se o médico perito do INSS confirmar que o segurado ainda não recuperou a capacidade de trabalho, o auxílio-doença pode ser estendido, de acordo com o tempo que o médico determinar -no limite máximo de dois anos.
Se o caso for muito grave, o segurado pode, inclusive, ser aposentado por invalidez.
Já se o médico constatar que há condições de trabalho, o beneficiário pode deixar de receber o auxílio-doença.
Além da central de atendimento 135, o segurado também pode agendar a perícia pelo site do INSS: www. previdencia.gov.br. O agendamento da consulta é feito na opção "Serviços", que está no lado esquerdo da tela.
Atendimento especial

Os segurados que não podem sair de casa devido ao seu estado de saúde ou que estão internados em um hospital devem marcar a perícia dentro do prazo de dez após o recebimento da carta e pedir, na agência em que for marcado o exame, que a consulta seja feita no hospital ou na casa do segurado.
Essa solicitação pode ser feita por meio de procuradores ou representantes legais.
De acordo com o INSS, todos os segurados foram avisados sobre a data de encerramento do benefício na época da concessão do auxílio. Em alguns casos, segundo o INSS, os segurados já estão marcando a nova perícia antes mesmo de receber a carta. (Juca Guimarães)



Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.