Índice

 Bush deve perder maioria no Congresso

ELEIÇÃO AMERICANA, REALIZADA ONTEM, PODERÁ MARCAR A RETOMADA DO CONTROLE DO PARLAMENTO DOS EUA PELOS DEMOCRATAS

WASHINGTON-Problemas técnicos em urnas eletrônicas de centenas de postos eleitorais e inexperiência dos funcionários do governo atrasaram eleitores de alguns Estados dos EUA e obrigaram outros a utilizarem cédulas de papel nas eleições legislativas americanas de ontem.
As urnas foram fechadas às 23h no horário local (21h horário de Brasília). Cerca de 200 milhões de eleitores estavam aptos para ir às urnas na votação, que irá renovar toda a Câmara dos Representantes (deputados), um terço do Senado e 36 governadores dos 50 Estados do país. O voto nos EUA não é obrigatório.
Segundo pesquisas eleitorais recentes, os Democratas, opositores do presidente George W. Bush, devem obter a maioria na Câmara, após 12 anos de hegemonia dos Republicanos. Os resultados parciais das eleições serão conhecidos a partir de hoje.
Sistema eleitoral

Nos EUA, cada Estado tem dois representantes no Senado. Senadores e governadores são eleitos pelo voto majoritário dos eleitores de cada Estado. Os deputados são eleitos pelo sistema distrital.
O país é dividido em 435 distritos, desenhados pelos Legislativos estaduais.
Vence em cada distrito o candidato que tiver a maioria simples dos votos.
Os procedimentos de votação -documentos requeridos do eleitor; se o voto é manual, mecânico ou eletrônico- são fixados por leis estaduais e podem variar até de uma cidade para outra até no mesmo Estado. (Agências)



Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.