Índice

EDUCAÇÃO

Serra culpa migrante por ensino ruim

CANDIDATO TUCANO DISSE QUE ESTADOS DO SUL TÊM BOA AVALIAÇÃO POR NÃO TEREM MIGRANTES


O candidato tucano ao governo do Estado, José Serra, atribuiu aos "migrantes" a culpa pelo mau desempenho na área de educação da capital, que ele considera seu "principal desafio" à frente do governo paulista caso seja eleito em outubro.
A declaração foi dada ontem em entrevista ao "SPTV 1ª edição", da Rede Globo, quando o ex-prefeito foi questionado pelos apresentadores sobre avaliações nacionais de educação que mostraram a capital paulista atrás de outras capitais.
"Diferentemente dos Estados do Sul [que foram os primeiros colocados na avaliação], São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema", opinou.
Segundo a avaliação Prova Brasil, realizada pelo Ministério da Educação no fim do ano passado, a 4ª série da rede de ensino da Prefeitura de São Paulo está entre as sete piores do país, quando comparada com a das demais capitais. Os alunos das escolas municipais da capital não alcançaram a metade do total de pontos possíveis nas provas.
Depois, Serra, tentou minimizar a polêmica dizendo que a migração de outros Estados e, inclusive, do campo para a cidade, aumentou a demanda e a exigência das escolas públicas. "Isso ampliou muito (quantitativamente) as exigências do ensino público. Agora, chegou a hora de enfatizar a qualidade." Serra ainda acrescentou: "Com relação aos outros Estados, a dinâmica migratória é maior [em São Paulo]. Apenas isso que eu quis dizer. Não tem nenhuma outra implicação."
Serra, porém, se esquivou da pergunta sobre sua permanência, caso eleito, no governo de São Paulo. Disse que 2010 "está muito longe". Quando assumiu a prefeitura, em 2004, o ex-prefeito havia garantido que não abandonaria a administração municipal no meio, o que ocorreu 15 meses após ele assumir o cargo. O tucano tem sido acusado de mais uma vez usar as eleições para governador como um trampolim para a candidatura à Presidência, em 2010. (UOL e FOL)


Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.