Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2012 - 07h31

HÁ 20 ANOS: Ecologistas dizem que texto da Eco-92 sobre clima é um 'verdadeiro lixo'

Publicidade

DANILO JANÚNCIO
JEFFERSON CORREDOR
DO BANCO DE DADOS

Folha - 9.mai.1992 - O presidente do comitê de negociação da Convenção de Mudanças Climáticas, Jean Ripert, apresentou a versão final do documento sobre o clima, resultado de dois dias e duas noites de debates a portas fechadas com delegações de 30 países.

O texto, que será levado à Eco-92, foi definido como "verdadeiro lixo" por um jornal publicado pelas ONGs. O Sierra Club, uma das principais organizações ambientalistas dos EUA, publicou nota dizendo que o tratado é "uma vitória dos poluidores e uma derrota do meio ambiente".

Sobre as supostas ambiguidades presentes no documento, Ripert disse que, se não existem precisões, é de propósito. "Existem, em um típico eufemismo diplomático, ambiguidades construtivas", disse.

Uma dessas indefinições diz respeito à falta de metas para a redução de emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. O texto prevê apenas que os países signatários se comprometam a chegar ao ano 2000 com o mesmo nível de emissões de 1990.

*

BRASIL

O surgimento de fetos com deformações e anomalias no Estado de Rondônia pode estar sendo provocado pela contaminação por mercúrio da bacia do rio Mandeira. A afirmação é do médico do Hospital de Doenças Tropicais e do Pronto-Socorro de Porto Velho (RO), Reinaldo de Souza.

De acordo com o médico, em seis meses o pronto-socorro registrou 22 casos de crianças que nasceram mortas ou foram retiradas de mulheres intoxicadas pela substância. São comuns casos de fetos deformados e com hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro). O número de casos ainda não foi divulgado.

Na maioria das ocorrências, as mulheres contaminadas trabalham em áreas de garimpo na bacia do rio Madeira. O mercúrio é usado pelos garimpeiros para separar o ouro de outros materiais. Segundo relatório do Inpa (Instituto de Pesquisas da Amazônia), 57% dos garimpeiros e habitantes das margens do rio Madeira sofrem de intoxicação por mercúrio.

Antonio Gaudério - 26.abr.1991/Folhapress
Homens trabalham em garimpo no rio Madeira, em Rondônia
Homens trabalham em garimpo no rio Madeira, em Rondônia, área que está contaminada por mercúrio

*

MUNDO

Cansado da insensibilidade de seu pai e de sua mãe, um garoto de 11 anos, identificado como Gregory K., decidiu se divorciar dos seus pais em Orlando, nos EUA.

Segundo a advogada de Gregory, Jerri Blair, seus pais são divorciados, e ele, além de ter sido espancado pelo pai, foi abandonado pelo menos duas vezes pela mãe. A decisão só deve sair dentro de um mês, quando ocorre a primeira audiência com o juiz.

É a primeira vez que uma criança pede divórcio de seus pais nos EUA. A advogada do menino vai alegar descumprimento de direitos garantidos pela Constituição. A lei na Flórida prevê que uma criança pode ser adotada quando fica 18 meses sem ter contato com os pais.

Durante os três últimos anos, Gregory mudou-se várias vezes entre as casas do pai e da mãe e passou os últimos tempos em uma fazenda para garotos. Recentemente ele foi retirado de lá por uma advogada, que agora quer adotá-lo.

*

CULTURA

Acervo Última Hora - 24.jul.1959/Folhapress
A atriz norte-americana Marlene Dietrich em visita ao Rio de Janeiro, em 1959
A atriz Marlene Dietrich, em visita ao Rio de Janeiro, em 1959

A atriz Marlene Dietrich, que morreu no último dia 6 de maio em Paris, aos 90 anos, será enterrada no próximo dia 16, no cemitério Stubenrauchstraßen, em Berlim, na Alemanha.

Na França, estão programadas várias homenagens a atriz, cuja morte se tornou um dos temas mais frequentes no Festival de Cinema de Cannes. "Ela tinha qualquer coisa de magnético, que sua inteligência e sua classe tornavam ainda mais atraentes do que só seus sentimentos. Ela será inesquecível para sua geração", afirmou no evento o diretor francês Marcel Carné.

Jack Lang, ministro francês da Cultura e Educação, resumiu: "Apagou-se uma das estrelas mais brilhantes do panteão cinematográfico. Nenhum adjetivo parece excessivo para falar de Marlene Dietrich."

A atriz, que ficou famosa por suas interpretações de músicas como "Lili Marlene" e " La Vie en Rose", atuou principalmente entre a década de 20 e a de 60, em filmes como "A Mundana", "Aconteceu em Monte Carlo", "A Marca da Maldade" e "O Anjo Azul", primeiro filme falado produzido na Alemanha.

*

ESPORTE

O piloto italiano Riccardo Patrese sofreu ontem um grave acidente em Imola, na Itália, na mesma curva que tirou Nelson Piquet do GP de San Marino em 1987, a Tamburello.

Patrese participava dos testes coletivos das principais equipes da F-1 no circuito italiano quando saiu da pista na 38ª volta e destruiu o lado esquerdo de seu Williams no muro. Ele chegou a desmaiar, mas não foi constatada nenhuma fratura no piloto. O estado de saúde dele é "satisfatório", segundo os médicos.

A curva mais perigosa de Imola, além do acidente com Piquet em 1978, vitimou também Gerhard Berger, da Ferrari, em 1989. O austríaco bateu de frente com o muro e seu carro pegou fogo. O socorro chegou rápido, e ele teve apenas ferimentos leves.

*

FRASE

"Calma, gente, o céu dá para todo mundo"

NEY MARANHÃO,
senador pelo PRN-PE, sobre as brigas entre os partidos governistas por cargos. No último dia 6 de maio, o deputado Luiz Falcão (PFL-BA) acusou o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) de tê-lo agredido a socos no plenário da Câmara

*

Leia mais no Acervo Folha

A Eco-92 acabou caindo na boca dos cariocas. Várias expressões relacionadas aos debates ambientais viraram gírias, ganhando novos e, muitas vezes, inusitados significados. É o caso de "ONG", que passou a designar qualquer pessoa ou coisa hippie, ou ainda para descrever uma situação chata, enfadonha, meio sem pé nem cabeça. "Esse filme é 'ONG' pra caramba".

Veja outros exemplos do "eco-noventês":

Biodiversidade: Originalmente designa a variedade de seres vivos. Nas ruas, refere-se a ideia de multiplicidade: "Queríamos montar uma barraca de frutas com muita biodiversidade";

Braquetar: Vem do inglês "brackets" (colchetes) e indica os textos da Agenda 21 sobre os quais ainda não há nenhuma definição. No Rio, é sinônimo de algo complicado: "a situação está braquetada";

Efeito estufa: Foi popularizada por um repórter da Rede Globo que, querendo ressaltar a alta temperatura em um evento, afirmou: "Está o maior efeito estufa aqui dentro do Riocentro".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página