Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2012 - 07h16

HÁ 20 ANOS: Eco-92 transforma Rio em palco da diversidade cultural

Publicidade

JEFFERSON CORREDOR
DO BANCO DE DADOS

Folha, 25.mai.1992 - Vai ter de tudo, de Plácido Domingo cantando samba e Werner Herzog dirigindo Shakespeare a Philip Glass chegando ao minimalismo solo e Wynton Marsalis tocando Haydn. Do rock francês à escultura esquimó, a agenda cultural da Eco-92 é uma salada.

Leia mais no Especial Rio+20
Folha lança aplicativo sobre a Rio+20 para smartphone

A programação soma 183 eventos. Os primeiros já vêm sendo realizados desde o início de maio, mas os mais importantes começaram nesta semana. O maior é o chamado "Concerto para a Vida", que ocorrerá no Estádio de Remo da Lagoa, na zona sul do Rio.

O concerto vai reunir o tenor espanhol Plácido Domingo e o trompetista americano Wynton Marsalis. Domingo promete interpretar "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e o tango "Mano a Mano".

O mestre de cerimônia será o ator inglês Jeremy Irons, que no ano passado recebeu o Oscar de melhor ator pelo filme "O Reverso da Fortuna". Ele apresentará também o encontro do bailarino Julio Bocca e da coreógrafa brasileira Dalal Achcar.

Darcy Cardoso Filho - 7.jun.1992/Folhapress
O tenor espanhol Placido Domingo, acompanhado de Tom Jobim e Maria Betânia, no ensaio do show Concerto para a Vida
Tom Jobim, Maria Betânia e o tenor espanhol Plácido Domingo, no ensaio do show "Concerto para a Vida", no Rio

*

MUNDO

O secretário de Estado norte-americano, James Baker, disse ontem em Lisboa que pretende forçar os países da CE (Comunidade Europeia) a impor sanções à Sérvia, devido a seu envolvimento na guerra civil dentro da Bósnia-Herzegóvina.

Baker afirmou que os países da CE devem parar de procurar motivos para não intervir nos Bálcãs. "Qualquer um que esteja procurando por motivos para não agir ou criticando qualquer ação em face desse pesadelo está na sintonia errada", declarou.

Em Sarajevo, começou ontem a retirada das tropas sérvias. Cerca de 300 soldados formaram uma coluna que se deslocou de Sarajevo para a cidade de Lukavica. A retirada devia ter começado no sábado, logo depois de um acordo entre o governo muçulmano-croata da Bósnia-Herzegóvina e representantes da Iugoslávia.

Desde o fim da Iugoslávia comunista em 1991, a Bósnia-Herzegóvina tenta se separar da Sérvia, que busca reintegrar o território bósnio à recém-criada República Federal da Iugoslávia, encabeçada por sérvios.

*

BRASIL

Carlos Goldgrub - 19.jun.1991/Folhapress
O bispo Edir Macedo, em seu gabinete na sede da Rede Record
O bispo Edir Macedo, em sua sala na sede da Rede Record

Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, foi preso ontem em São Paulo, sob acusação de crime de curandeirismo, charlatanismo e estelionato. O bispo não teve qualquer privilégio no ato de sua prisão.

Os policiais armados de metralhadoras abordaram Macedo, levando-o ao Deic (Departamento Estadual de Investigação Criminal), para prestar depoimento. De lá foi transferido para o 91º Distrito Policial, onde estão os presos portadores de diploma universitário.

Na delegacia, o bispo tentou convencer o delegado Jair Cesário a permitir que dormisse fora da carceragem, mas não houve acordo. "Isso tudo é uma grande injustiça", disse o deputado estadual Campos Machado (PTB-SP), advogado de Edir Macedo. "O crime dele foi ter criado uma igreja que deu certo", afirmou Campos Machado.

Em uma mensagem enviada à Rádio Record, Macedo pediu que seus seguidores orassem por sua libertação imediata. "Acredito que estar preso é algo inerente aos apóstolos. O próprio Jesus esteve preso, e Deus o tirou e com certeza também vai me tirar da alcova dos leões."

*

CULTURA

O grupo de rock francês Mano Negra se apresenta hoje em Salvador. É a primeira vez que a banda toca no Brasil. Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo (no vale do Anhangabaú) são as outras escalas do grupo no país.

Os músicos aproveitam sua passagem pelo Brasil para lançar por aqui seu terceiro disco, "King of Bongo". Em entrevista exclusiva à Folha, Santiago Casariego, baterista e fundador do grupo, falou sobre o Mano Negra.

Leia um trecho da entrevista:

Folha - Nota-se semelhanças entre o Mano Negra e o Red Hot Chili Peppers. Existem afinidades entre os dois grupos?
Santiago - Já nos encontramos várias vezes, tocamos juntos em algumas delas. Temos também afinidades com os holandeses do Urban Dance Squad. Somos realmente amigos. Tocamos todos os três em um festival.

Folha - Não é difícil acompanhar o gosto musical europeu, que elege um ritmo da moda a cada verão?
Santiago - Raramente temos um compromisso com a moda. Tocamos sempre o que queremos, mesmo que não tenha nada a ver com o gosto do momento.

*

ESPORTE

O norte-americano Al Unser Jr venceu ontem pela primeira vez em sua carreira as 500 Milhas de Indianápolis no final mais apertado da história da prova. Ele cruzou a linha de chegada 43 milésimos de segundo à frente do canadense Scott Goodyears.

Os dois pilotos, que correram com motores Chevy A, decidiram a corrida após o abandono de Michael Andretti, que liderou 161 das 200 da prova e teve que abandonar com problema no carro. Outro marco dessa corrida foi a média de velocidade, a mais baixa desde 1958, de 216 km/h.

A razão da extrema lentidão da prova está no número de bandeiras amarelas motivadas por acidentes. Elas foram acionadas 13 vezes. Raul Boesel, o brasileiro melhor colocado, terminou em sétimo. Emerson Fittipaldi rodou e bateu.

*

FRASE

"Estou com medo, estou com muito medo de que o Collor cometa uma loucura"

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
senador de São Paulo, sobre a possibilidade de o presidente Fernando Collor renunciar

*

Leia mais no Acervo Folha

Freddie Mercury, líder do grupo de rock Queen, morto no ano passado, deixou um patrimônio de US$ 15 milhões. A maior beneficiada foi Mary Austin, antiga companheira do cantor. Jim Hutton, parceiro de Mercury, Joe Franelli, seu cozinheiro, e Peter Freestone, seu secretário, receberam US$ 1 milhão cada um.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página