Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2012 - 22h42

Documento de empresas propõe energia 100% renovável até 2050

Publicidade

ANDREA VIALLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Instituto Ethos, entidade que reúne 1.200 empresas, entregou nesta quarta-feira ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, um documento com 30 propostas para serem debatidas na Rio+20. O objetivo é contribuir com a formulação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - um dos possíveis resultados da conferência.

O documento é fruto de discussões realizadas durante a conferência do Instituto Ethos, que terminou hoje em São Paulo. Dez temas foram escolhidos: economia da biodiversidade; desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; cidades sustentáveis; padrões sustentáveis de produção e consumo; energia; trabalho decente e desemprego; gestão da água; florestas e mudanças climáticas e agricultura e segurança alimentar.

Para cada um dos dez temas, foram formuladas três propostas. Algumas são arrojadas: na área de energia, por exemplo, o documento sugere o desenvolvimento de um plano estratégico para que o Brasil adote uma matriz 100% de energia renovável até 2050.

"Sabemos que o Brasil tem uma boa matriz energética, com a mais alta participação de renováveis. Mas sabemos também que o Brasil fará uma aposta no pré-sal. A questão é como o país usará os recursos da exploração do pré-sal para tornar as energias limpas, como eólica e solar, mais competitivas", diz Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos.

Outra proposta contida no documento é que todos os países passem a usar o mecanismo brasileiro das "listas sujas" para combater o trabalho escravo.

Além de ser entregue para a Presidência, o documento também será entregue à ONU, nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, encontro promovido pelo governo para reunir contribuições de empresas, ONGs e especialistas para a Rio+20.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página