Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2012 - 10h12

Cético britânico dribla segurança e discursa na COP-18

Publicidade

GIULIANA MIRANDA
ENVIADA ESPECIAL A DOHA

O cético do clima britânico Christopher Monckton conseguiu driblar a segurança da ONU e entrou de "penetra" em uma das plenárias da conferência COP-18.

Com acordo longe, cúpula climática estoura prazo
Cético vira penetra, discursa contra aquecimento e é expulso da COP
Reta final da COP-18 exalta ânimos e vai do grito às lágrimas

Não satisfeito, Monckton, que tem o título de visconde de Brenchley (herdado de seu pai e de seu avô), conseguiu discursar na reunião e denunciou o que ele chama de farsa do aquecimento global.

O cético, um dos grandes opositores em seu país do consenso científico sobre as mudanças climáticas, estava credenciado para a COP, mas apenas como membro de sua ONG, o Comitê para um Amanhã Construtivo, e não poderia discursar nas plenárias.

Depois da ocorrência, o perfil oficial da Convenção Quadro da ONU para Mudanças Climáticas deu esclarecimentos no Twitter e informou que ele foi expulso da COP.

"Lord Monckton perdeu sua credencial e foi escoltado para fora do local da COP-18 por fingir ser um delegado e violar o código de conduta da convenção."

Figura polêmica no Reino Unido, Monckton herdou o título de nobreza após uma lei de 1999 que instituiu que ninguém se tornaria membro da Câmara do Lordes (uma das duas casas do Legislativo britânico) apenas em virtude da hereditariedade. Na época, declarou que a lei era falha e inconstitucional.

Também ontem, dois jovens foram expulsos da COP por protestarem contra a falta de ação do governo do Qatar contra o aquecimento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página