Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2010 - 12h08

BP apresenta novo plano para retirar petróleo do golfo

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A empresa British Petroleum (BP) enviou hoje (14) ao governo dos Estados Unidos um novo plano para aumentar a captação do petróleo no golfo do México, no mesmo dia em que o presidente Barack Obama inicia sua quarta visita à região.

O governo americano tinha dado até sexta-feira para que a BP apresentasse um plano eficaz para a contenção do vazamento e a coleta do petróleo derramado desde 20 de abril, e um funcionário da Casa Branca indicou que a empresa respondeu.

'Depois que o governo indicou que atuasse com maior rapidez, a BP está acelerando os esforços para conter o vazamento de petróleo', assinalou o funcionário. 'Agora esboçaram um método para conter mais de 50 mil barris de petróleo por dia até o fim de junho, duas semanas mais cedo que o sugerido inicialmente'.

Um comunicado da BP explicou que a empresa, que já gastou US$ 1,6 bilhão na contenção, começará a captar petróleo e gás em um navio por meio de um encanamento.

Até o fim de junho deverá entrar em operação um sistema 'permanente e flexível' com encanamentos flutuantes, e 'se desenvolvem planos para melhorar estes sistemas e também para ampliar as opções que forneçam uma capacidade e flexibilidade de contenção adicional de acordo com o requerido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos', acrescentou o comunicado.

Estes planos permitiriam a contenção de mais de 7,5 milhões de litros diários de petróleo até o fim de junho, mais de dois meses depois da explosão, que provocou o afundamento da plataforma e na qual morreram 11 trabalhadores.

Atualmente, a BP está contendo 2,4 milhões de litros diários e alguns cálculos do governo dos Estados Unidos assinalam que do poço aberto emanam 7,9 milhões de litros de petróleo por dia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página