Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 17h48

Edward Norton é nomeado embaixador da ONU para a biodiversidade

Publicidade

DA EFE

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, designou hoje o ator americano Edward Norton embaixador da boa vontade da ONU para a biodiversidade.

"Acho que cada vez há mais pessoas que relacionam a biodiversidade com o componente humano", disse Norton durante uma coletiva nas Nações Unidas, na qual também ressaltou que quando "acontecem coisas terríveis, como o vazamento de petróleo do golfo do México, percebemos que o bem-estar do ser humano está conectado com a biodiversidade".

Protagonista de filmes famosos como "Clube da Luta" (1999) e "O Ilusionista" (2006), ele destacou a importância de divulgar os exemplos positivos de comunidades que prosperam porque protegem a biodiversidade.

Norton, de 40 anos, é um ativista comprometido com temas de conservação e projetos de energia renovável.

Ele lembrou que seu compromisso com o meio ambiente é uma herança de seus pais, que também foram ativistas em favor da natureza.

Norton soma-se assim a uma longa lista de celebridades que vai de Michael Douglas a Angelina Jolie, George Clooney, Nicole Kidman, Shakira e Antonio Banderas que como embaixadores de boa vontade da ONU atraem a atenção do grande público em assuntos como a conservação do meio ambiente, os refugiados e a infância.

Há anos o ator americano participa, entre outros projetos, da associação "Maasai Wilderness Conservation Trust", que busca proteger e preservar as comunidades da África oriental e melhorar a educação e a vida dos habitantes dessa região.

"Edward Norton pôs o poder global das celebridades a serviço de problemas mundiais como a conservação e o desenvolvimento de comunidades ameaçadas e outras causas", explicou Ban.

Por sua vez, o secretário-executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, lembrou que um dos objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade em 2010 é reconectar os povos com a natureza e chamar a atenção da opinião pública sobre o constante desaparecimento dessa diversidade.

Norton recebeu recentemente o título de "cidadão mundial do meio ambiente" pelo Centro de Saúde e Meio ambiente Global da Universidade de Harvard.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página