Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2010 - 14h44

Estátua no British Museum é alvo de protesto contra BP

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

Cinco ativistas jogaram um líquido escuro e pegajoso nesta terça-feira (13) sobre a plataforma de uma estátua exposta no British Museum, para protestar contra o patrocínio do grupo petroleiro BP à instituição.

A obra afetada é um moai, a estátua monolítica da Ilha de Páscoa, anunciou o museu londrino em um comunicado. "A estátua não sofreu danos", informou a instituição depois do incidente.

Os ativistas conseguiram fugir, segundo um porta-voz da polícia, que iniciou uma investigação.

O British Museum teve que fechar brevemente ao público duas de suas galerias enquanto limpavam a zona em que estava situada o moai, conhecido como Hoa Hakananai'a ("Amigo roubado ou escondido") e que data de cerca do ano mil. Seu peso é de quatro toneladas.

A instituição destacou em seu comunicado que a BP é um dos patrocinadores mais antigos do museu e se declarou agradecida por este apoio que, desde 1996, permite que cumpram com sua missão de trazer as culturas do mundo para um público global.

A BP tem sido alvo de todos os tipos de protestos desde que a explosão de uma de suas plataformas provocou um vazamento de petróleo no golfo do México, classificado como a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página