Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2010 - 14h43

BP admite manipulação de foto sobre atividades no golfo

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

A BP reconheceu nesta quarta (21) que foi postada em seu site uma foto manipulada que exagera as atividades em suas instalações na cidade americana de Houston, de onde dirige a resposta ao vazamento de petróleo no golfo do México.

A imagem entrou no site durante o fim de semana e mostra vários funcionários observando dez telões nos quais aparecem fotografias submarinas do vazamento.

BP/Divulgação
No alto, foto que teria sido manipulada com Photoshop, publicada inicialmente pela BP; abaixo, foto original
No alto, foto que teria sido manipulada com Photoshop, publicada inicialmente pela BP; abaixo, foto original

O porta-voz da BP, Scott Dean, reconheceu que duas das telas estavam em branco na fotografia original e disse que um fotógrafo da empresa utilizou o Photoshop para acrescentar imagens adicionais.

Segundo Dean, a companhia colocou a fotografia original na segunda-feira depois que o blog 'Americablog' informou sobre as diferenças entre as duas imagens.

De acordo com a BP, o fotógrafo não estava mal intencionado ao alterar a foto e que a empresa deu ordens para o uso do Photoshop apenas em correções de cor e brilho.

O 'Americablog' questiona hoje a resposta da BP ao apontar que 'é difícil crer que o fotógrafo, um profissional com mais de dez mil fotos na internet, tenha feito o trabalho de Photoshop'.

Segundo o blog, a alteração está tão mal feita que é difícil crer que um fotógrafo profissional a tenha aprovado e, muito menos, que tenha sido feita pelo da empresa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página