Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2010 - 12h28

Vazamento na China foi causado por mau uso de catalisador

Publicidade

DA EFE, EM PEQUIM

A explosão que deixou uma maré negra de 100 toneladas de petróleo no porto de Dalian, no nordeste da China, foi causada pelo uso inadequado de um catalisador que acelerava a vazão de petróleo nos oleodutos, concluíram autoridades.

A conclusão da investigação feita pela Administração Estatal de Segurança no Trabalho e o Ministério da Segurança Pública sobre a explosão que aconteceu na sexta-feira passada (16) foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelo governo chinês, via internet.

Jiang He/Greenpeace/AP-20.jul.2010
Bombeiro luta para ajudar seu colega, que caiu na água coberta de óleo vazado; acidente foi causado por catalisador
Bombeiro luta para ajudar seu colega, que caiu na água coberta de óleo vazado; acidente foi causado por catalisador

A injeção exagerada de desulfurizador, um agente químico utilizado como catalisador para que o petróleo seja descarregado em uma velocidade maior, causou a primeira explosão em um dos oleodutos, de 0,9 metros de diâmetro.

As chamas do incêndio, então, se alastraram para outro encanamento, que corria em paralelo, como confirma o comunicado.

O oleoduto recebeu 88 metros cúbicos de desulfurizador pouco antes de um petroleiro singapuriano com bandeira liberiana, o Cosmic Jewel, terminar de descarregar 300 mil toneladas de petróleo pesado --em sua maior parte, venezuelano-- nos armazéns do porto de mercadorias de Xingang, em Dalian.

CULPADA

A investigação também revela erros no sistema anti-incêndio, que não fechou as válvulas de emergência do oleoduto após a explosão.

Segundo a lei local, a responsável por manter a segurança do equipamento é a proprietária do oleoduto e das instalações, a PetroChina, filial da estatal China National Petroleum Corporation (CNPC).

No entanto, o relatório informa que a empresa estatal havia contratado os serviços da companhia xangaiense Q.PRO Technical Service Co., e que o catalisador, produzido pela firma Hishengda Petroleum Technology Co, era muito oxidante.

O petroleiro singapuriano foi detido no porto pelo governo.

Sete dias depois do acidente, o porto local restabeleceu parcialmente a descarga do petróleo, mas as autoridades continuam limpando a maré negra, que já se alastrou 430 quilômetros quadrados no oceano.

AGRICULTURA

A população ribeirinha teme que as fazendas agrícolas do litoral sejam afetadas pelo acidente, já que várias praias estão interditadas.

Cerca de 800 navios trabalham na retirada do petróleo e 40 estações controlam a evolução nos 1,5 mil quilômetros quadrados da zona marítima da costa de Dalian.

Na operação, os trabalhadores e bombeiros responsáveis por limpar o acidente têm enfrentado fortes rajadas de vento e de chuva, que tem provocado a dispersão do petróleo no local.

Dalian é uma grande cidade litorânea no nordeste da China, com mais de 6 milhões de habitantes, e conta com o segundo maior porto de mercadorias do gigante asiático.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página