Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2010 - 13h52

Desmate na Amazônia é 26% menor em 2010, estima ministro

Publicidade

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciou nesta segunda-feira (9) que o desmatamento total da Amazônia em 2010 deve manter a tendência de queda e ser equivalente a 5.500 km2. Em 2009, o desmatamento atingiu 7.400 km2.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa que trouxe os números de desmatamento do Deter, sistema de levantamento do desmatamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Desmate na Amazônia cai 41% em junho, aponta Inpe

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, o desmatamento caiu 49% em relação ao ano passado, e foi equivalente a 1.800 km2 de agosto de 2009 a junho de 2010. Os dados anunciados são de agosto de 2009 a junho de 2010, antes de a série anual ser fechada, o que deve acontecer antes do fim deste mês.

Esse número provavelmente é uma subestimativa porque a resolução do sistema Deter não é alta. A principal utilidade dele é acompanhar o desmatamento em tempo real, mas sua "visão" dos desmates menores não é a ideal. O Deter não é o sistema usado para para fazer o cálculo anual de desmatamento, e enxerga cerca de 40% do desmatamento realmente existente.

Neste ano, no entanto, a cobertura de nuvens foi baixa, o que permitiu enxergar melhor a floresta em comparação com o ano passado.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, o perfil do desmatamento na Amazônia mudou. Hoje, há um aumento de desmatamento de pequenas áreas, de 25 hectares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página