Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 12h19

Lobos-cinzentos voltam para lista de proteção nos EUA

Publicidade

DA NEW SCIENTIST

Esforços nos últimos 15 anos para proteger espécies nos EUA ajudaram a aumentar as populações de lobos-cinzentos. As medidas tiveram tanto sucesso que ano passado o Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país removeram lobos dos Estados de Idaho e Montana (mas não de Wyoming) da lista de espécies ameaçadas.

Mas na semana passada, o juiz distrital Donald Mallow revogou a decisão. Mallow disse que a lei não permitia que uma parte da população fosse caçada e outra, protegida.

U.S. Fish and Wildlife Service
Lobo-cinzento (Canis lupus)
Lobo-cinzento (Canis lupus)

"Essa decisão é a vitória importante para lobos, para a integridade da ESA [ato governamental que protege espécies ameaçadas], e para todos os americanos que se preocupam com conservação", diz Rodger Schlickeisen, presidente da ONG Defensores da Vida Selvagem, que entrou com o processo na Justiça americana.

No entanto, Carolyn Sime, coordenadora de Pesca, Vida Selvagem e Parques de Montana, afirma que a decisão afetará o bolso de fazendeiros.

"Pelo menos cem cabeças de gado e até 200 ovelhas são mortas por lobos todos os anos em Montana (...) A possibilidade de controlar a população de lobos foi agora perdida."

Existem mais de 1.700 lobos-cinzentos (Canis lupus) no norte das Montanhas Rochosas - uma área que inclui Idaho, Montana, Wyoming e partes dos Estados de Washington, Oregon e Utah.

A espécie, que foi abundante por toda a América do Norte, foi quase exterminada nos anos 30 em Montana, Idaho, Wyoming e sudoeste do Canadá.

O lobo-cinzento entrou para a lista de espécies ameaçadas em 1974 e foi reintroduzido no norte das Montanhas Rochosas em meados dos anos 90.

"A decisão de tirar o lobo da lista em Idaho e Montana refletiu o compromisso dos Estados de gerenciar suas populações de forma sustentável", diz Tom Strickland, do Serviço de Pesca e Vida Selvagem.

"A nova decisão da Justiça torna claro que essa população não pode sair da lista até que o Estado de Wyoming tenha um programa de gerenciamento adequado, similar ao de Montana e Idaho."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página