Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 15h21

Especialista descarta perigo em iceberg de 250 km² à deriva

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MONTREAL

O imenso bloco de gelo de mais de 250 km² que se desprendeu de uma geleira ártica não representa um perigo imediato para a navegação ou a exploração petroleira no Canadá, indicou nesta quarta-feira (11) à AFP a meteorologista canadense que o descobriu em fotos de satélite.

Nick Cobbing/Reuters
Um bloco gigante de gelo medindo 250 km² se soltou da geleira Petermann, no noroeste da Groenlândia
Um bloco gigante de gelo medindo 250 km² se soltou da geleira Petermann, no noroeste da Groenlândia

Apesar de poder ameaçar barcos ou plataformas petroleiras e, inclusive, quebrar-se como está previsto em vários grandes pedaços, o perigo não é iminente: a ilha flutuante deverá demorar entre um e dois anos para alcançar o litoral do Canadá, segundo Trudy Wohlleben, que descobriu o bloco de gelo na semana passada.

Até lá, há grandes possibilidades de que as águas mais quentes e as ondas maiores das tempestades do oceano Atlântico o dividam em vários pedaços.

O iceberg, de um tamanho quatro vezes superior à superfície da ilha de Manhattan, se desprendeu da geleira Petermann, no noroeste da Groenlândia.

É o maior iceberg a se formar no Ártico desde 1962. Milhares de icebergs se formam na Groenlândia todos os anos, mas eles raramente são tão grandes.

Os primeiros seis meses de 2010 foram os mais quentes no planeta desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página