Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2010 - 11h00

EUA permitirão explorar águas profundas só após estudo de impacto

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (16) que não concederá mais permissão de exploração de petróleo em águas profundas sem uma ampla investigação de seu impacto sobre o meio ambiente, informou nota do Ministério do Interior.

O ministério informou que restringirá a concessão de prospecção de petróleo no mar apenas a projetos com "consequências limitadas sobre o meio ambiente".

Esses tipos de licença não poderão ser dados a programas de exploração em águas profundas como os da plataforma Deepwater Horizon que explodiu no final de abril, provocando a mancha de óleo mais grave da história do país.

Para a concessão será exigida uma investigação ambiental e, mesmo assim, após o estabelecimento de uma nova política de autorização

O governo do presidente Barack Obama realiza uma revisão plena de sua política de autorização de trabalhos de prospecção e exploração. Ao mesmo tempo, uma moratória sobre a perfuração em águas profundas vigora até o dia 30 de novembro.

"Estamos prestes a estabelecer uma agência de supervisão independente (...) com uma regulamentação mais severa. Essas mudanças visam a responsabilizar os operadores de modo a que o país e a indústria de petróleo estejam totalmente preparados para uma tragédia do tipo da Deepwater Horizon", afirmou Michael Bromwich, diretor do Birô de Gestão dos Recursos Energéticos dos Oceanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página