Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2010 - 13h38

Estudo detecta mancha de óleo de 35 km no golfo do México

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Atualizado em 20/08/2010 às 12h07.

Oceanógrafos americanos detectaram uma grande massa de hidrocarbonetos se estendendo sobre ao menos 35 km, a mais de 900 metros abaixo da superfície da água no golfo do México, originária do vazamento da BP, segundo um trabalho publicado nesta quinta-feira (19).

Os pesquisadores do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI), o maior instituto privado de estudos oceanográficos sem fins lucrativos do mundo, comprovaram que o petróleo é proveniente da maré negra resultante da explosão, no dia 20 de abril, da plataforma Deepwater Horizon. A "nuvem" de petróleo submarina, em parte diluída, era até o momento imperceptível e vem causando polêmica.

Editoria de Arte/Folhapress

O escape do poço da BP, a 1.500 metros de profundidade, foi interrompido em meados de julho, após 4,9 milhões de barris terem sido derramados no oceano.

Os pesquisadores também observaram que a biodegradação deste petróleo estava em curso graças aos micróbios que vivem em grandes profundidades, mas que este processo é relativamente lento.

A mancha foi detectada durante uma expedição científica entre os dias 19 e 28 de junho e mede 35 km de comprimento, 1,9 km de largura e tem mais de 200 metros de altura, podendo resistir por mais tempo.

"Não apenas demonstramos que existe uma mancha de petróleo no golfo do México, como também determinados sua origem e sua composição", destacou Richard Camilli do WHOI, chefe da expedição científica e principal autor do estudo publicado na revista americana "Science", nesta semana.

"Até o momento, a massa era considerada como teoria", acrescentou, precisando que ela não é composta de "petróleo puro", tendo também variados componentes do óleo.

As análises cromatográficas de amostras confirmaram a presença de benzeno, tolueno (um dissolvente), etilbezeno e xileno.

A mancha mostra que o petróleo "ficará no oceano por mais tempo do que pensávamos", enfatizou o oceanógrafo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página