Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 19h16

Incêndio queima 3 mil hectares de floresta e invade parque na Argentina

Publicidade

DA EFE, EM BUENOS AIRES

Um incêndio florestal arrasou cerca de três mil hectares na província de Jujuy (norte da Argentina), e as chamas chegaram ao Parque Nacional Calilegua, criado para proteger a floresta de Yungas, um dos ambientes de maior biodiversidade do país.

Segundo informou neste domingo o jornal "Clarín" em seu site, o incêndio, que começou há uma semana, se agravou nas últimas horas devido ao vento e à seca.

O chefe dos serviços de contenção de fogo de Jujuy, Marcelo Gallardo, calculou em cerca de 1.200 os hectares destruídos pelo fogo dentro da reserva natural.

Aparentemente, o incêndio começou quando uma queima de pastos realizada por agricultores saiu de controle.

Em declarações publicadas neste domingo pelo jornal "El Tribuno", de Jujuy, o responsável de combate de incêndios dentro da Administração do Parque Nacional Calilegua, Nelson Valente, explicou que por se tratar de um lugar de relevo muito acidentado, as tarefas de contenção do fogo se tornam mais perigosas e difíceis.

O Parque Nacional Calilegua foi criado em 1979 para preservar um setor representativo das Yungas, um dos ambientes de maior biodiversidade da Argentina.

A área protegida está no sudeste da província de Jujuy, e ocupa uma superfície de 76.320 hectares

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página