Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2010 - 14h46

Satélite "míope" aponta queda de 48% no desmatamento

Publicidade

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

O governo divulgou ontem os dados anuais de desmatamento do Deter, o sistema que detecta as derrubadas na Amazônia em tempo real. Houve queda de 48% de agosto de 2009 a julho de 2010, comparado com o mesmo período do ano passado. "É o menor do menor", comemorou a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

Em julho, o Deter observou 485 quilômetros quadrados desmatados, contra 836 no mesmo mês do ano passado. No ano, são 2.293 quilômetros quadrados de corte raso vistos pelo sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), contra 4.372 quilômetros quadrados em 2009.

O governo tem esperança de que a taxa oficial de desmatamento, a ser dada pelo sistema Prodes em novembro, seja a menor de todos os tempos - seria a primeira vez que o desmatamento tem queda em ano de eleição.

Dalton Valeriano, coordenador do Prodes, disse que tem esperança de que a queda seja mesmo verificada. "Mas prefiro ficar do lado da precaução".

Não dá para projetar automaticamente os dados do Deter para o Prodes porque os desmatamentos muito pequenos têm crescido na Amazônia, e o Deter é "míope", ou seja, só enxerga áreas maiores que 25 hectares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página