Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2010 - 18h38

Corte de gases estufa reduziria em bilhões gastos com saúde na UE

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Aumentar o corte de emissões de gases de efeito estufa de 20% para 30% levaria a União Europeia (UE) a economizar dezenas de bilhões de dólares em gastos com saúde, revela um estudo que será publicado nesta terça-feira (14).

Os cortes se referem a gases que têm a capacidade de reter o calor na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), responsáveis pelo aquecimento global.

Emissões de CO2 da UE caíram 7% em 2009 devido à crise econômica
Mudança climática deve aumentar mortes por desastres naturais
Desmatamento e queimadas causam 75% das emissões de gás carbônico, diz IBGE

Mas reduzir suas emissões teria um outro efeito benéfico, pois melhoraria a qualidade do ar, diz o estudo encomendado pela organização Health Care Without Harm, com sede em Bruxelas, e pela Health and Environment Alliance.

Alexander Demianchuk/Reuters
Homem usa máscara para se proteger de "smog" na Rússia; fenômeno fotoquímico que ocorre em áreas urbanas
Homem usa máscara para se proteger de "smog" na Rússia; fenômeno fotoquímico que ocorre em áreas urbanas

De acordo com a pesquisa, os cortes reduziriam o "smog" e outras causas relacionadas a combustíveis fósseis de doenças cardiorrespiratórias.

O "smog" é um fenômeno típico de áreas urbanas, em que os contaminantes, submetidos a processos fotoquímicos, ficam retidos nas camadas mais baixas da atmosfera, expondo as pessoas a seus efeitos.

A União Europeia se comprometeu unilateralmente em cortar em 20% suas emissões de gases de efeito em 2020 com base nos níveis de 1990, e se ofereceu para aumentar estes cortes para 30% se outro grande emissor industrializado seguir o exemplo.

Ninguém respondeu à oferta e ambientalistas europeus agora pressionam o bloco de 27 países a assumir a redução de 30% sozinha.

Segundo o estudo, um corte de 30% das emissões representaria de 10 bilhões a 30 bilhões de euros (US$ 12,6 bilhões a US$ 37,8 bilhões), em ganhos anuais até 2020, relativos à redução de gastos com cuidados médicos e a doenças evitadas.

No topo da escala, isto significaria atender a quase dois terços do custo, estimado pela Comissão Europeia, de se alcançar a meta de 30% de redução.

Os benefícios incluiriam menos dias de trabalho perdidos anualmente devido a problemas respiratórios ou cardíacos, 3.776 menos entradas hospitalares, e 1,2 milhão menos dias de uso de medicamentos respiratórios, destaca o estudo.

Os cálculos foram feitos com base em números oficiais da UE para três tipos de poluentes --particulados finos, óxidos de nitrogênio e óxido de enxofre-- e dados de mortalidade, morbidade e absenteísmo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página