Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2010 - 18h09

Britânico diz que presidente do IPCC deveria ser substituído

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ex-chefe do Serviço Civil do Reino Unido, Lord Turnbull afirmou que novos líderes são necessários para reconstruir a confiança do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU, na sigla em inglês), perdida depois de vir à tona o escândalo Climagate e a projeção equivocada do degelo do Himalaia.

Líder dos céticos do aquecimento global muda de ideia
ONU recomenda "reforma profunda" do IPCC
Especialistas pedem mais agilidade no painel do clima

O comentário consta em relatório publicado pelo "think-tank" Global Warming Policy Foundation (GWPF) sobre o Climagate, em que cientistas da universidade britânica de East Anglia foram acusados de manipular dados sobre mudanças climáticas.

A mudança na liderança do IPCC também é uma recomendação feita anteriormente pelo IAC (Conselho Interacademias, na sigla em inglês), que agrega os mais representativos acadêmicos do mundo.

Rajendra Pachauri, que está em seu segundo mandato à frente do IPCC e ocupa a presidência desde 2002, tem sido duramente criticado, principalmente pela polêmica em torno do Himalaia. Ele acredita que o assunto está sendo manipulado e usado contra ele por cientistas patrocinados pelas indústrias.

O futuro de Pachuari deve ser determinado durante na reunião do IPCC que acontece na cidade sul-coreana de Busan, no próximo mês --prevê-se que representantes de governos tomem decisões definitivas sobre a reforma do painel.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página