Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2010 - 10h09

Mudança climática força êxodo inédito de morsas para a costa do Alasca

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cientistas reportaram uma migração em massa de milhares de morsas no Ártico: os animais estão se movendo das áreas geladas para a terra firme, a costa do Alasca. Este é o primeiro êxodo registrado.

O monitoramento foi conduzido por pesquisadores da USGS (Instituto Geológico dos Estados Unidos), que usaram etiquetas eletrônicas cujos sinais são captados por satélite. De acordo com os pesquisadores, entre 10 mil a 20 mil morsas --a maioria fêmeas e seus filhotes-- passaram a se reunir no mar de Chukchi.

USGS/Reprodução
Mar de Chukchi, entre Rússia e Alaska; entre 10 mil a 20 mil morsas abandonaram áreas geladas para viver em terra firme
Mar de Chukchi, entre Rússia e Alaska; entre 10 mil a 20 mil morsas abandonaram áreas geladas para viver em terra firme

"É algo que nunca tínhamos visto antes nesta área", diz Geoff York, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês). "Como diminui o gelo, as morsas estão abandonando [o local] cada vez mais cedo."

A fuga das morsas reforçam os alertas feitos por cientistas sobre a ameaça de extinção da espécie provocada pela mudança climática.

O gelo do Ártico reduziu-se para o seu recorde mais baixo neste mês. Segundo projeção da USGS, o mar de Chukchi deve estar completamente sem gelo até o fim deste século.

A perda do gelo provocada pelo aumento da temperatura --duas vezes mais rápido do que no resto do mundo-- e a concentração de dióxido de carbono (CO2) devem levar à queda de 40% no número de morsas na região até 2095, indica a USGS.

Além deles, correm perigo mais outras 17 espécies; entre elas, baleias, ursos polares e raposas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página