Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2010 - 11h28

EUA endurecem normas para evitar novo vazamento de petróleo

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

As autoridades americanas anunciaram na quinta-feira a instauração de novas normas de segurança em matéria de perfuração petroleira e de gás no mar, com o objetivo de evitar que se repita uma catástrofe como a do derramamento no Golfo do México.

O Departamento de Interior, encarregado particularmente da proteção ao meio ambiente, afirmou que as novas normas reforçarão as exigências de segurança das equipes, dos sistemas de controle de poços e das práticas, de forma a impedir uma explosão como a que ocorreu na plataforma Deepwater Horizon em 20 de abril frente à costa da Louisiana, provocando o pior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos.

Maré negra pode ajudar tomada de consciência, diz neto de Jacques Cousteau
Quase 50% de óleo derramado continua no golfo do México
Cálculo mostra que óleo derramado pela BP ficou acima dos 4 milhões de barris
Vazamento de poço da BP no golfo do México é declarado definitivamente extinto
Acesse fotos do vazamento de óleo da BP

"Com estas novas regras, os operadores precisarão cumprir com requerimentos mais estritos para tudo, desde a concepção do poço até as práticas de cimentação, desde as válvulas de prevenção de escapes até o treinamento de funcionários", disse o secretário americano do Interior, Ken Salazar.

"Também precisarão desenvolver planos mais amplos para gerir riscos e perigos em cada passo do processo de extração, para reduzir o risco de erros humanos", completou.

Os blocos obturadores de poços, um mecanismo cuja falha originou a explosão da Deepwater Horizon --operada pela britânica BP--, deverão agora ser inspecionados por especialistas independentes.

Em torno de 4,9 milhões de barris de petróleo (em torno de 780 milhões de litros) foram derramados do poço danificado, a 1.500 metros de profundidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página