Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 09h43

Ibama suspende por 60 dias restrição ao tamanho de redes de pesca

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) suspendeu por dois meses a restrição ao uso de redes de pesca de emalhe de comprimento maior que 2,5 quilômetros.

A utilização desse equipamento é proibida em águas brasileiras desde 1998. A portaria foi publicada nesta quinta-feira no "Diário Oficial" da União. A rede de emalhe é um tipo de equipamento utilizado na pesca em que os peixes ficam presos na malha.

Milhares de peixes mortos são encontrados na foz do rio Mississippi
Censo da Vida Marinha traça primeiro mapa da vida do mar

O fim da restrição ao tamanho das redes é uma demanda de representantes da pesca industrial, principalmente do Sul do país. Alguns barcos de pesca industrial chegam a utilizar redes de 15 quilômetros de comprimento. O problema é que as redes com grande extensão capturam, além de peixes, pequenos mamíferos e diversas espécies marinhas.

Apu Gomes/Folhapress
Redes de pesca de emalhe estavam proibidas em águas brasileiras desde 1998; liberação de uso é por 60 dias
Redes de pesca de emalhe estavam proibidas em águas brasileiras desde 1998; liberação de uso é por 60 dias

A portaria publicada nesta quinta-feira suspende por 60 dias os efeitos do Artigo 1º da Portaria nº 121, de 24 de agosto de 1998 do Ibama, que proíbe a utilização e/ou o transporte de redes de emalhar, de superfície e de fundo, cujo comprimento seja superior a 2,5 quilômetros.

Durante esse período, um grupo de trabalho, formado por representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura, vai debater e propor novas medidas para regular a pesca de emalhe.

O Ibama só vai decidir se revoga ou não a restrição de forma definitiva depois de avaliar as propostas do grupo de trabalho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página