Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 16h11

Ambientalistas pedem congelamento de projetos de geoengenharia

Publicidade

DA REUTERS

A ONU (Organização das Nações Unidas) deveria impor uma moratória aos projetos de geoengenharia (tais como vulcões artificiais e grandes esquemas de produção de nuvens) para combater a mudança climática, afirmam grupos ecológicos, que temem que esses projetos prejudiquem a natureza e a humanidade.

Os riscos são muito grandes porque os impactos da manipulação da natureza em larga escala não são totalmente conhecidos, disseram os grupos na décima Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (COP-10) destinada a combater as perdas cada vez maiores de espécies animais e vegetais.

Estudo ligado à ONU propõe reformas para evitar danos à natureza
Conferência da ONU discute alternativas para reduzir perda de biodiversidade
Brasil vai reafirmar compromisso de proteção dos biomas em conferência da ONU

Os enviados de quase 200 países estão reunidos na cidade japonesa de Nagoia a fim de aprovar metas de combate à destruição de florestas, rios e recifes de corais que proporcionam os recursos essenciais ao sustento de comunidades e a economias.

AP
Representantes de quase 200 países estão reunidos na cidade japonesa de Nagoia; encontro vai até o próximo dia 29
Representantes de quase 200 países estão reunidos na cidade japonesa de Nagoia; encontro vai até o próximo dia 29

Uma causa importante para as rápidas perdas na natureza é a mudança climática, afirma a ONU, ressaltando a urgência para que o mundo faça o que for possível para conter o aquecimento global e evitar secas extremas, enchentes e a elevação do nível das marés.

Alguns países consideram os projetos de geoengenharia de bilhões de dólares uma forma de controlar a mudança climática, cortando a quantidade de luz solar que atinge a Terra ou absorvendo o excesso de emissões de gases-estufa, em especial o dióxido de carbono.

"É totalmente inapropriado que alguns governos de países industrializados tomem a decisão de experimentar a geoengenharia sem a aprovação de todo o apoio do mundo", disse à Reuters Pat Mooney, da organização ativista com sede no Canadá ETC Group, nos bastidores do encontro que acontece até o próximo dia 29. "Eles não deveriam fazer experiências com a vida real, com o ambiente, nem empregar qualquer geogenharia antes de haver um consenso na ONU de que isso seja ok."

Alguns grupos conservacionistas afirmam que a geoengenharia é uma forma de certos governos e empresas evitarem medidas para cortar as emissões ligadas ao aquecimento do planeta.

RESPOSTA DA ONU

O painel climático da ONU diz que uma revisão da geoengenharia será parte de seu próximo grande relatório, em 2013.

Alguns dos esquemas de geoengenharia propostos incluem:

  • fertilização do oceano;
  • borrifar água marinha na atmosfera a fim de aumentar a reflexibilidade e a condensação das nuvens, para que reflitam mais luz solar de volta para o espaço;
  • a instalação de trilhões de minúsculos refletores no espaço para cortar a quantidade de luz solar que chega à Terra;
  • vulcões artificiais.

Os ambientalistas afirmaram que a geoengenharia vai contra o espírito das conversações de Nagoia, que tem como objetivo estabelecer novas metas para 2020 a fim de proteger a natureza, tais como o estabelecimento de novas áreas de proteção terrestres e marinhas, a redução da poluição e o manejo da pesca.

"Certamente defendemos mais pesquisas (de geoengenharia), como em todos os campos, mas não a sua implementação, por enquanto, porque é muito perigoso. Não sabemos quais podem ser os efeitos", disse François Simard, do grupo conservacionista IUCN.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página