Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2010 - 08h19

Empresas conheciam falha em plataforma de petróleo da BP

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A petrolífera britânica BP e a Halliburton Co., subcontratada para cimentar o poço de Macondo, ignoraram falhas no projeto mais de um mês antes da explosão na plataforma do golfo do México, que causou o maior desastre ambiental dos EUA.

A acusação foi feita pela Comissão Nacional de Vazamento de Petróleo, criada pelo governo americano, e pode causar mal-estar no país.

Casa Branca bloqueou dados sobre vazamento da BP, diz comissão de investigação
Comitê do governo diz que falha humana precisa ser considerada em investigação da BP

O ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney já foi CEO da Halliburton Co., que tem ainda um dos maiores contratos com o governo na área de defesa.

Dan Anderson/Efe
Em setembro, a BP divulgou resultados de investigação interna sobre vazamento e citou problema em cimento da Halliburton
Em setembro, a BP divulgou resultados de investigação interna sobre vazamento e citou problema em cimento da Halliburton

A comissão presidencial diz que tanto a Halliburton quanto a BP estavam conscientes, em 8 de março, dos defeitos na barreira de cimento que impediria vazamentos. Mas não agiram para consertá-la.

A Halliburton usou cimento injetado com nitrogênio para tapar o poço Macondo.

A própria empresa, contudo, fez três testes que mostravam que a mistura era ineficiente. Um deles foi mostrado à BP em março. Mesmo assim, o projeto seguiu adiante.

"A Halliburton e talvez a BP deveriam ter considerado redesenhar a estratégia antes de utilizá-la no poço de Macondo", escreveu o chefe da comissão, Fred Bartlit.

CAUSAS

Bartlit não identifica diretamente a falha no cimento como a única --ou mesmo a principal-- causa da explosão. Mas deixa claro que, se a mistura tivesse sido eficiente, não haveria um acidente.

"Nós sabíamos há algum tempo que o cimento usado para garantir a segurança e isolamento do poço Macondo falhou de alguma forma", disse Bartlit, em carta aos outros sete membros da comissão. "O cimento deveria ter impedido os hidrocarbonetos de entrar no poço".

Em setembro, a BP divulgou os resultados de uma investigação própria sobre o vazamento e atribuiu a maior parte da culpa à Halliburton e à Transocean, outra subcontratada para a exploração do poço no golfo do México.

Segundo a petrolífera, uma cadeia complexa de erros de todos os envolvidos causou a explosão.

Entre os erros, segundo a BP, estava justamente a barreira de cimento produzida pela Halliburton.

As ações da empresa caíram até 16% na Bolsa de Nova York ontem, após a divulgação do relatório. Uma porta-voz disse que a companhia está revisando o documento antes de comentar.

Em 20 de abril, a explosão da plataforma da BP no golfo matou 11 pessoas e deu início ao vazamento de 4 milhões de barris de petróleo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página