Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2010 - 16h13

Países fecham acordo histórico na convenção da ONU sobre biodiversidade

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Representantes de cerca de 200 países fecharam um plano estratégico que prevê a proteção da biodiversidade, em nível global, nesta sexta-feira (sábado de madrugada, no horário do Japão).

No acordo histórico, foram definidos 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem tanto em terra quanto no mar.

Brasil exige que COP-10 feche encontro com protocolo sobre recursos genéticos
Japão anuncia doação de US$ 2 bi para países em desenvolvimento
Prestes a encerrar convenção global sobre biodiversidade, ONU tenta acordo histórico

Também se enfatizou no acordo um protocolo ABS (sigla em inglês para Acesso e Distribuição de Benefícios). O documento versa sobre a distribuição de ganhos obtidos pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos graças a recursos genéticos originários de várias espécies (animais, plantas, microorganismos) presentes em, principalmente, países de clima tropical.

Essa era um dos pontos principais do comércio e de propriedade intelectual, que poderá assegurar bilhões de dólares em novos recursos para as nações em desenvolvimento.

AP
Ministro do Meio Ambiente do Japão, Ryu Matsumoto preside sessão da COP-10, a convenção da ONU sobre diversidade
Ministro do Meio Ambiente do Japão, Ryu Matsumoto preside sessão da COP-10, a convenção da ONU sobre diversidade

Esse era um dos pontos defendidos pela ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a décima COP-10 (Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica), que envolveu reuniões durante as últimas duas semanas na cidade de Nagoia, no Japão.

"É um sonho que todos os países tinham em mente há muito tempo", comemorou o ministro japonês do Meio Ambiente, Ryu Matsumoto, que presidiu os debates.

Até o encerramento oficial da COP-10, nesta sexta-feira, não havia indícios de formalização de uma intenção de ação global.

Dois meses depois da imensa decepção com o fracasso da cúpula de Copenhague sobre as Mudanças Climáticas, o sucesso em Nagoia impulsiona o processo de negociações ambientais no âmbito da ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página