Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 11h19

Cortes de luz para reduzir poluentes provocam falta de diesel na China

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

Os cortes de energia elétrica com o objetivo de reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa na China obrigaram várias empresas a recorrer a geradores a diesel, provocando falta do combustível nos postos gasolina, informa a imprensa estatal.

Mais de 2.000 postos de gasolina privados do sul da China fecharam por falta de diesel, segundo a Câmara de Comércio Chinesa para a Indústria do Petróleo.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Longas filas de caminhões são vistas nos postos, alguns deles com quantidades limitadas de combustível vendidas a cada motorista, enquanto o preços do diesel aumentou, segundo o jornal "China Daily".

Alguns municípios decidiram privar as empresas de energia elétrica para alcançar as metas em termos de emissões de gases que provocam o efeito estufa fixadas por Pequim.

Em Jiaxing (leste), uma cidade próxima a Xangai, as empresas compram mais de mil toneladas de diesel mensais para gerar eletricidade durante os cortes de energia, segundo Zhu Yansong, diretor do braço local da petrolífera Sinopec.

Maior emissor mundial de CO2 do planeta, a China estabeleceu como objetivo melhorar em 20% entre 2005 e 2010 a intensidade de carbono, ou seja, a quantidade de energia consumida por unidade de PIB (Produto Interno Bruto).

Esta medida sobre a eficácia energética melhorou 15,6% entre 2006 e 2009, mas caiu 0,09% durante o primeiro semestre deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página