Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2010 - 09h03

Conferência discute aumento de lixo na Europa

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O volume cada vez maior de dejetos nas lixeiras dos europeus é o principal tema de discussão da segunda edição da Semana da Redução do Lixo, que começou no sábado, em Paris, com o objetivo de promover a segurança ambiental.

Reduzir o volume de lixo tem uma ligação direta com uma diminuição dos gastos de energia e poluição.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Conferências, jogos pedagógicos e oficinas sobre como fazer compostagem doméstica fazem parte do programa com mais de 4.000 eventos previstos em 16 países que participam desta campanha de sensibilização patrocinada pela Comissão Europeia.

"Evidente, não será com apenas duas edições da 'Semana da Redução do Lixo' que alcançaremos uma diminuição de lixo mais intensa. Este é um trabalho de longo prazo, mas que deve ser colocado em andamento", explicou Valérie Jouvin, um dos organizadores do evento.

O objetivo é promover a reflexão cidadã sobre o acúmulo e a reciclagem do lixo produzido diariamente.

Em 2008, um europeu produzia em média 524 kg de lixo por ano, ou seja, 10 kg por semana. Na ausência de medidas sérias, essa cifra pode alcançar uma trajetória ascendente. Até 2020, a Europa geraria 50% de lixo a mais do que em 1995, segundo dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página