Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 08h56

Países da bacia amazônica relançam agenda para desenvolvimento sustentável

Publicidade

DA EFE

As oito nações sul-americanas que integram a OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) acordaram na terça-feira, em Lima, impulsionar uma agenda estratégica que permita o desenvolvimento sustentável da bacia amazônica e o aproveitamento responsável de seus recursos naturais.

Os chanceleres de Venezuela, Nicolás Maduro, e Peru, José Antonio García Belaúnde, lideraram a décima reunião da OTCA, um encontro no qual também estiveram presentes altos funcionários das chancelarias de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

García Belaúnde explicou que a reunião foi dedicada a desenhar a agenda estratégica de cooperação em torno do desenvolvimento sustentável, em curto e médio prazo, e no respeito à diversidade ambiental e cultural dos povos que habitam a bacia do rio Amazonas.

O ministro peruano acrescentou que os estados amazônicos se comprometeram a fortalecer e ampliar o diálogo para proteger esse meio ambiente, após completar 30 anos de vigência do tratado.

Maduro disse, por sua parte, que existe um conjunto de iniciativas em saúde, troca cultural e desenvolvimento de transporte e navegação a favor dos 788 grupos originais que habitam a bacia.

A reunião anterior de chanceleres da OTCA foi realizada na cidade peruana de Iquitos, nas margens do Amazonas, há cinco anos, lembrou García Belaúnde ao anunciar que o encontro deste ano foi um relançamento desta organização.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página