Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 11h50

Desmatamento da Amazônia Legal caiu 14% em 2010

Publicidade

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O índice de desmatamento da Amazônia Legal este ano caiu 14% em relação ao ano passado. Na região da Mata Atlântica, a queda média anual foi de 0,04% e, no apanhado de 2002 a 2008, de 0,25%.

Segundo o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), o índice é baixo porque a Mata Atlântica é o bioma mais degradado do país porque boa parte se concentra em área urbana.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Houve uma mudança de patamar na gestão do desmatamento desse país. Encerramos o governo com uma taxa que nos deixa orgulhosos", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira.

Na cerimônia de apresentação dos percentuais, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que institui o Macrozoneamento Econômico-Ecológico da Amazônia Legal, definindo o que é território rural e território urbano na região, protegendo a biodiversidade e dos recursos hídricos, agricultura e mudanças climáticas na Amazônia.

Com o macrozoneamento, poderá ser planejado um modelo de desevolvimento sustentável na região amazônica. Lula também entregou títulos de concessão de direito real de uso de terras às comunidades tradicionais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página