Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2010 - 11h08

Lula diz que país cumprirá metas de redução de desmatamento antes do previsto

Publicidade

DA EFE

O Brasil conseguirá muito antes do previsto cumprir a meta de redução do desmatamento da Amazônia em 80% até 2020, afirmou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa semanal de rádio.

"Quando nós fomos a Copenhague (a cúpula do Clima) no ano passado e levamos uma proposta de diminuir as emissões de gases do efeito estufa em 39% até 2020, e nos comprometemos de diminuir o desmatamento da Amazônia em 80%, muita gente pensava que era impossível", lembrou Lula em seu programa "Café com o presidente".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Lula acrescentou que os índices de desmatamento medidos no último ano demonstram "que o Brasil vai alcançar, muito antes de 2020", a taxa de redução do desmatamento da Amazônia com a qual se comprometeu.

Jorge Silva/Reuters
Presidente Lula acredita que Brasil vai alcançar metas de redução de desmatamento da Amazônia "muito antes de 2020"
Presidente Lula acredita que Brasil vai alcançar metas de redução de desmatamento da Amazônia "muito antes de 2020"

REDUÇÃO DE 14%

Pelos dados divulgados na semana passada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as medições feitas pelo satélite nos últimos meses indicam que o ritmo de desmatamento amazônico entre agosto de 2008 e julho de 2009 caiu 14% com relação aos 12 meses anteriores, quando já tinha reduzido em 45%.

Para o diretor do Instituto, Gilberto Câmara, no período citado a Amazônia brasileira perdeu 6.450 quilômetros quadrados de mata, o que represente "o melhor resultado desde 1998", quando as medições começaram a ser feitas.

"Estou muito feliz porque conseguimos um grande êxito na redução do desmatamento", ressaltou o chefe de Estado em seu programa.

Para Lula, este resultado deixa lições para todos, incluído o governo brasileiro, que aprendeu que não basta proibir o corte e mandar policiais e promotores para multar, já que é necessário dialogar com autoridades locais e com as pessoas que moram na Amazônia.

O governante declarou que é possível aumentar a preservação da floresta "na medida em que se coloca à disposição de prefeitos e governadores a ajuda para que essas regiões possam desenvolver-se sem necessidade de desflorestar".

Acrescentou que ainda é possível permitir um pequeno desmatamento desde que a mesmo seja feito de forma sustentável.

"Percebemos que dessa forma todo mundo participa e que os resultados são melhores do que quando nos limitávamos a proibir e perseguir", afirmou.

Os bem-sucedidos números de redução do desmatamento conquistados pelo Brasil serão apresentados durante a fase de alto nível da cúpula sobre mudança climática em Cancún (México), que ocorre nesta semana, até o próximo dia 10.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página