Publicidade
Publicidade
Brasil é responsável por 52% dos gases do efeito estufa na América Latina
Publicidade
DA EFE
Brasil, Argentina, Venezuela e México são responsáveis por 79% das emissões de gases que causam o efeito estufa na América Latina, indica um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira na Cúpula sobre Mudança Climática (COP-16).
O documento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), desenvolvido com o apoio do instituto GRID Arendal, destaca que o Brasil sozinho fornece 52% das emissões de toda a região.
O estudo adverte que as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) na América Latina em 2006, excluindo as por mudança no uso da terra, foram de 38,754 bilhões de toneladas métricas.
Analisando dados de 2005, a pesquisa assinala que a média das emissões per capita da região, também excluindo as por mudança no uso da terra, foi de 5,5 toneladas métricas de CO2, sendo que Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela e Argentina registraram, nessa ordem, as maiores emissões por habitante.
As principais fontes de emissão de gases do efeito estufa na América Latina são a mudança no uso da terra e silvicultura, agricultura e energia, acrescenta o documento, intitulado "Os Gráficos Vitais da Mudança Climática na América Latina e Caribe".
Por países, o Brasil é o maior emissor por mudança no uso da terra, com mais de 800 mil toneladas métricas de CO2.
"A importância da agricultura na região se vê refletida também nas emissões, tendo Brasil, Paraguai, Argentina, Jamaica e Colômbia uma participação significativa deste setor no total de suas emissões", ressalta o estudo.
Quanto às emissões por energia na região, os dois países que mais contribuem são México e Brasil, que juntos emitem mais de 500 mil toneladas de CO2.
"Apesar de ainda não sermos grandes emissores, se a América Latina seguir crescendo de maneira contínua e com a mesma plataforma produtiva, poderemos nos transformar em grandes emissores no futuro", indicou o pesquisador da Cepal e coautor do documento, Luis Miguel Galindo, em entrevista coletiva para apresentar os resultados do estudo.
Segundo Galindo, América Latina e Caribe têm um índice de emissões de 1.152 toneladas de CO2 por cada milhão de dólares do seu Produto Interno Bruto (PIB), muito superior à média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 481 toneladas de CO2 por cada milhão de dólares de PIB.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE A COP-16
- Após início pessimista, ministros de Ambiente fazem negociações andarem
- Longe da COP, legisladores debatem acordo "realista"
- Brasil vai liderar mudança no desenvolvimento global, diz Nicholas Stern
- Negociadores em Cancún correm contra o tempo para entregar propostas a ministros
- Até senador tucano defende ausência de Lula na COP-16
+ NOTÍCIAS EM AMBIENTE
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- O meio ambiente já está comprometido, afirma autor de 'Para onde vamos?'
- Inundações e desmatamentos são debatidos desde 1786, diz professor
- Cientistas temem pandemia capaz de matar milhões, diz infectologista
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Greenpeace invade navio no Maranhão para protestar contra desmatamento
- HÁ 20 ANOS: Europeus estudam criar imposto sobre o consumo de combustíveis fósseis
- 'Emergentes virão em peso para o Brasil', diz ministra
- Principal rival de presidente iraniano também virá ao Rio
- HÁ 20 ANOS: Cogumelos podem ajudar a despoluir solos contaminados por agrotóxicos
+ Comentadas
- Rio e São Paulo estão entre as cidades mais poluídas do mundo, diz OMS
- Ibama flagra uso de aviões em desmatamento na Amazônia
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Câmeras Sony
Celulares
GPS
Home Theater
iPod