Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 11h07

Árvores mostram relação entre clima e grandes acontecimentos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os anéis de árvores antigas revelam a relação entre as mudanças climáticas e os grandes acontecimentos da humanidade, como migrações, pragas e surgimento ou queda de impérios, revela um estudo publicado na revista "Science".

Temperaturas amenas e úmidas correspondem a tempos de prosperidade no Império Romano e na Idade Média, enquanto períodos de seca e frio coincidem com migrações em massa, afirma o estudo liderado por Ulf Buntgen, do Instituto Federal Suíço de Pesquisas Florestais, Neve e Paisagens (Swiss Federal Research Institute for Forest, Snow and Landscape).

Mudanças climáticas ajudaram queda do Império Romano

Os pesquisadores analisaram mais de 7.200 fósseis de árvores dos últimos 2.500 anos, verificando as alterações nos anéis, que são um retrato do clima (úmido ou seco) no passado.

"O início e a queda de civilizações passadas estão ligados a mudanças ambientais, principalmente aos efeitos do acesso à água e à produção agrícola, à saúde humana e aos conflitos civis", destaca o estudo.

"Variações climáticas intensas (...) coincidem com o fim do Império Romano do Ocidente e com um intenso período migratório", destaca o estudo.

Os pesquisadores também basearam sua análise na intensidade do corte das árvores.

"Um maior volume de corte de madeira para construção está associado a maior colheita e à consolidação social-econômica do século 6º ao 9º", segundo o estudo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página