Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2011 - 14h03

Dilma diz que não vai negociar desmatamento no Código Florestal

Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Atualizado às 18h21.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira que não pretende dar permissão para ações de desmatamentos no Código Florestal que tramita no Senado. Em evento no Palácio do Planalto, Dilma disse que não permitirá "uma volta atrás".

"Nós não negociamos nem tergiversamos sobre a questão do desmatamento [...]. Não permitiremos que haja uma volta atrás na roda da história", disse durante o lançamento da Comissão e do Comitê Nacional de Organização da conferência Rio+20.

A plateia, composta em sua maioria de ambientalistas, diplomatas e representantes de órgãos internacionais, aplaudiu Dilma de pé após o seu recado aos ruralistas.

Em almoço com senadores do PMDB, na semana passada, ela já havia sinalizado que poderá vetar o artigo que concede anistia a desmatadores, aprovado pela Câmara. No encontro, ela pediu o apoio dos senadores para a discussão de um texto que una ambientalistas e ruralistas.

O governo quer alterar no Senado 11 pontos da reforma do Código Florestal, aprovada no mês passado pela Câmara.

Fazem parte da lista a anistia irrestrita aos desmatadores, o ressarcimento dos serviços agrícolas, a participação dos Estados na regularização ambiental. O Palácio do Planalto também quer ampliar os benefícios para a agricultura familiar.

RIO+20

A Rio+20 vai ocorrer no próximo ano, exatos 20 anos depois da Eco 92, conferência realizada no Rio de Janeiro e que é considerada um marco no debate sobre desenvolvimento sustentável.

"O fato de termos a maior reserva ambiental e termos um patrimônio de biodiversidades nos impõe responsabilidades e muita clareza e determinação quando se trata de nossos compromissos assumidos ao longo de nossa história", disse Dilma.

Em seu discurso, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) fez questão de ressaltar que a Rio+20 é, antes de tudo, "uma conferência sobre desenvolvimento".

Ao lado do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores), Izabella irá presidir a comissão nacional que coordena o envolvimento dos governos federal, estaduais e municipais, além de entidades civis, na conferência. Já o comitê nacional vai organizar e planejar a realização do evento.

Ao final do evento, Izabella falou sobre as negociações para o texto do Código Florestal. Segundo ela, o governo está construindo "diálogo político". A responsabilidade do Brasil "é do tamanho de sua magnitude ambiental, disse ela.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página