Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2011 - 08h49

Comissão Baleeira Internacional discute ameaça do lixo plástico nos oceanos

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM JERSEY

O lixo plástico na superfície dos oceanos é uma ameaça mortal para as baleias e os golfinhos. Este assunto, porém, ainda não foi explorado pela ciência, diz um estudo a ser apresentado na reunião da CBI (Comissão Baleeira Internacional), que começa nesta segunda-feira na ilha britânica de Jersey.

Em 2008, 134 tipos de redes diferentes foram encontrados nos estômagos de duas cachalotes que encalharam no litoral da Califórnia, Estados Unidos, e que provavelmente morreram de oclusão intestinal. Em 1999, na cidade de Biscarrosse (sudoeste da França), uma baleia de Cuvier encalhou com 33 kg de plástico no corpo.

Os cetáceos, como as tartarugas e os pássaros, têm grande dificuldade de digerir esses dejetos, cada vez mais numerosos, indica o estudo apresentado ao comitê científico da comissão visando à reunião de Jersey.

"A ameaça dos dejetos de plástico para inúmeros animais marinhos foi estabelecida há tempos, mas a ameaça para as baleias e os golfinhos é menos clara", considera o autor, Mark Simmonds, cientista-chefe da WDCS (Sociedade para a Conservação dos Golfinhos e Baleias), uma ONG britânica. "Mas já foi estabelecido que esses dejetos podem causar dano aos animais, seja porque os ingerem ou porque ficam enredados neles."

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) destacou em fevereiro, em seu informe de 2011, a forma com que milhões de dejetos plásticos ameaçam os litorais devido à utilização cada vez mais importante do plástico e de taxas de reciclagem ainda fracas.

A WDCS é favorável à assinatura pela CBI do Compromisso de Honolulu, um pedido internacional lançado em março no Havaí para incentivar os governos, associações e cidadãos a agir para reduzir os dejetos marinhos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página