Publicidade
Publicidade
Animais estão encolhendo devido à mudança climática
Publicidade
DE SÃO PAULO
Os efeitos da ação humana sobre o ambiente, que provoca a mudança climática, são conhecidos. Entre eles, pode-se citar o degelo acelerado no Ártico e a intensificação das chuvas e dos incêndios. Agora, cientistas analisam como os animais estão sendo afetados.
Um estudo recente, publicado na edição on-line "The American Naturalist", indica que as altas temperaturas podem fazer com que determinadas espécies "encolham". A consequência imediata é que a reprodução é comprometida, com menos crias nascendo, e uma provável alteração de toda a cadeia alimentar.
Essa relação entre o tamanho e as alterações na temperatura, já comprovada anteriormente, mas nunca explicada totalmente, afeta somente os animais de sangue frio --como insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e répteis--, que dependem de fontes externas de aquecimento como a luz do sol para se manterem aquecidos.
A pesquisa foi feita com 34 tipos de crustáceos copépodes, pelo doutorando Jack Forster, da Universidade de Londres. Segundo ele, as criaturas diminuíram uma média de 2,5% para cada um grau Celsius elevado.
Forster diz que esse fenômeno mudaria a cadeia alimentar em duas frentes. Menores, os animais de sangue frio passariam a comer outras espécies.
Por sua vez, quem está acima deles na cadeia alimentar teria que gastar mais tempo procurando comida para obter a quantidade suficiente.
Ou seja, a codependência entre as espécies seria mudada e levaria um tempo para se adaptarem.
+ CANAIS
- Acompanhe o blog Laboratório
- Acompanhe a Folha Ambiente no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ NOTÍCIAS EM AMBIENTE
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- O meio ambiente já está comprometido, afirma autor de 'Para onde vamos?'
- Inundações e desmatamentos são debatidos desde 1786, diz professor
- Cientistas temem pandemia capaz de matar milhões, diz infectologista
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Greenpeace invade navio no Maranhão para protestar contra desmatamento
- Só 6% sabem o que é conferência da ONU
- Quase 4.500 pelicanos são encontrados mortos na costa do Peru
- Principal rival de presidente iraniano também virá ao Rio
- HÁ 20 ANOS: Europeus estudam criar imposto sobre o consumo de combustíveis fósseis
+ Comentadas
- Rio e São Paulo estão entre as cidades mais poluídas do mundo, diz OMS
- Ibama flagra uso de aviões em desmatamento na Amazônia
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Câmeras Sony
Celulares
GPS
Home Theater
iPod