Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2012 - 17h16

Grupo mais afetado pela crise, latinos dão impulso a mercado imobiliário nos EUA

DA BBC BRASIL

Aos 31 anos de idade, Alex Aparício acaba de comprar seu segundo imóvel, em Silver Springs, arredores da capital americana, Washington.

Não que a trajetória dele tenha sido fácil: durante um longo divórcio, o gerente de uma firma de construção e coleta de lixo industrial abriu mão da casa onde morava com a família, em troca da guarda da filha de sete anos de idade.

Após dois anos morando com os pais, achou que era hora de recomeçar.

"Só penso em me mudar", contou Aparício à BBC Brasil. "Quero ir aos poucos: renovar o imóvel, pagar a hipoteca e ir liquidando o empréstimo um pouco a cada mês. Quando as coisas começarem a andar, quero abrir meu próprio negócio."

Sua história é semelhante à de uma série de outros latinos nascidos nos Estados Unidos, filhos de imigrantes, cujas aspirações estão injetando fôlego novo no mercado imobiliário americano. Durante a crise econômica, os latinos foram os que mais perderam imóveis, tendo as propriedades retomadas pelos bancos por não poderem pagar as prestações; agora, seus filhos estão tirando vantagem dos preços e dos juros baixos para comprar a casa própria.

Nascido em Belize, como sua mãe, de pai salvadorenho, Aparício tem o que alguns analistas americanos chamam de "mentalidade latina": cresceu testemunhando as dificuldades financeiras dos pais e agora, uma geração depois, quer mudar o curso da sua história familiar.

"Vi o quanto meus pais lutaram contra problemas financeiros para pagar a hipoteca", disse Aparício, que veio para os EUA com quatro anos de idade. "Aprendi muito cedo, com os erros deles, que tinha de saber lidar com dinheiro."

BOOM LATINO

No ano passado, enquanto quase 300 mil pessoas deixaram de ter imóveis nos EUA - principalmente brancos e asiáticos -, 160 mil latinos se converteram em novos proprietários, segundo a Associação Nacional de Profissionais Hispânicos de Mercado Imobiliário (Nahrep, na sigla em inglês).

A entidade estima que os descendentes de latino-americanos responderão por 40% das compras do primeiro imóvel nos EUA nas próximas duas décadas. A entidade usa números do Censo e, por isso, não computa os imóveis comprados por estrangeiros não-residentes.

O especialista da Nahrep Alejandro Becerra disse à BBC Brasil que os latinos aspiram à casa própria porque a veem como "estabilidade, oportunidade financeira, raízes, riqueza e um símbolo de sucesso".

Mas o crescimento demográfico oferece uma explicação mais racional para o fenômeno.

Segundo o instituto de pesquisas Pew Hispanic, a população de latinos nos EUA passou de cerca de 35 milhões de pessoas em 2000 para mais de 50 milhões em 2010, respondendo por mais da metade do aumento populacional de todo o país na década.

Em 2010, a idade média dos hispânicos era 27 anos, sendo que os nascidos nos EUA tinham 18 anos em média. Muitos eram, portanto, muito jovens para comprar imóveis quando o mercado disparou no início da década.

"Eles não estavam prontos para entrar no mercado como compradores. Agora há um influxo da nova geração, principalmente abaixo de 30 anos", disse o corretor de imóveis Matt Escobar, que atua na região de Washington.

CRISE

Os latinos são hoje um dos grupos que menos detêm imóveis nos EUA, depois que a crise econômica se abateu principalmente sobre essa comunidade.

Em 2006 e 2007, quase metade dos latinos possuía casa, segundo dados oficiais do governo americano. A crise reduziu essa proporção para 47,4% - maior que a de negros (45%), mas atrás de asiáticos (58%) e brancos (73,7%).

Um estudo separado da organização Responsible Lending (Empréstimo Responsável) indicou que os latinos foram o grupo que mais perdeu - e mais está em risco de perder - imóveis por causa da crise.

A entidade analisou proprietários que receberam empréstimos entre 2004 e 2008: 6,4% deles - nada menos que 2,7 milhões de famílias - já haviam perdido sua casa em fevereiro, enquanto outros 3,6 milhões estavam em risco imediato de perder o imóvel.

Mais de 25% dos proprietários latinos (e 24% dos negros) estavam em uma das duas situações.

ESPERANÇA

Apesar disso, como grupo que mais cresceu demograficamente, os hispânicos devem continuar provendo um grande impulso à economia americana. No ano passado, eles ocuparam 60% das cerca de 2,3 milhões de vagas criadas no mercado de trabalho dos EUA.

Mais uma vez, a explicação está na demografia: entre 2007 e 2011, a força de trabalho latina nos EUA cresceu 12,8%, enquanto entre os brancos, por exemplo, o crescimento foi de 1,2%.

Se se confirmarem as melhores previsões, os latinos terão em 2016 uma renda 50% maior que hoje, e podem passar a ser um dos principais grupos de consumidores.

"Apesar das perdas sofridas pelos hispânicos na crise imobiliária, as famílias latinas jovens não foram afetadas pelas retomadas de imóveis, e estão prontas para entrar no mercado", disse a presidente da Nahrep, Carmen Mercado.

"Quando o fizerem, terão um impacto exponencial sobre as vendas."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página