Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2013 - 14h38

Saiba mais sobre o catolicismo no mundo

DA BBC BRASIL

Há estimados 1,2 bilhão de católicos romanos no mundo, segundo dados do Vaticano. Mais de 40% dos católicos do mundo estão na América Latina, mas é a África que registrou o maior aumento no número de seguidores do catolicismo nos últimos anos.

A América Latina abriga 483 milhões de católicos e quatro dos dez países com a maior população católica.

O Brasil é o país com maior número de católicos, com mais de 150 milhões de católicos, ou 12,5% de todos os fiéis da religião, segundo a Enciclopédia Cristã Mundial (há, no entanto, estimativas de que essa quantidade seja menor: o Censo do IBGE calcula o número de católicos do Brasil em 123 milhões; e o centro americano Pew, em 134 milhões).

Na Europa, a Itália é que tem a maior quantidade de católicos: 57 milhões. Na África, esse posto fica com a República Democrática do Congo, com quase 36 milhões de seguidores do catolicismo.

Rumo ao sul Desde 1970, o catolicismo avançou rumo ao sul: a proporção de católicos vivendo na Europa declinou, enquanto a África vivenciou um aumento de católicos: de 45 milhões, em 1970, para 176 milhões, em 2012.

Na Ásia o catolicismo também aumentou, e o continente abriga hoje cerca de 12% da população católica do mundo, o que equivale a 137 milhões de pessoas.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página