Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 09h23

Skinheads atacam festival de música na Rússia e matam menina

DA BBC BRASIL

Mais de cem skinheads russos atacaram as pessoas que assistiam a um festival de música na Rússia no domingo, matando pelo menos um espectador.

Dez pessoas ficaram feridas no festival de Torndao, em Miass, na região central de Chelyabinsk, a 1.400 mil quilômetros da capital, Moscou.

De acordo com a televisão russa Rossiya-24, uma menina de 14 anos morreu. Cerca de 3.000 pessoas participavam do festival, que tinha como atração alguns dos principais músicos da Rússia.

Os skinheads estavam armados com paus e cassetetes. Segundo a agência de notícias russa Itar-Tas, pelo menos 15 pessoas foram presas. A polícia não sabe dizer ainda qual foi o motivo do ataque.

"Os detidos estão sendo interrogados e a polícia está procurando por cúmplices", disse um policial à agência.

A Rússia tem vários grupos de extrema-direita e racistas. Nos últimos anos, integrantes destes grupos cometeram diversos crimes, inclusive assassinatos.

O número de crimes relacionados a ódio racial cresceu nos anos 90, após o colapso da União Soviética. Os principais alvos dos skinheads são estrangeiros de etnia centro-asiática, caucasiana ou africana.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página