Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2010 - 07h54

Partidários de Suu Kyi aguardam sua libertação

DA BBC BRASIL

Centenas de apoiadores da líder política e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, de 65 anos, estão reunidos em frente a sua casa, em Mianmar, à espera de sua libertação da prisão domiciliar.

Neste sábado, expira a pena de 18 meses de prisão de Suu Kyi. Seu advogado, Nyan Win, diz que a libertação pode acontecer a qualquer momento.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Nós não sabemos com certeza se ela será libertada, mas esperamos que sim", afirmou.

Os admiradores e partidários estão à espera diante da casa pelo segundo dia consecutivo. Eles afirmam estar "rezando pela libertação" e "muito excitados".

Autoridades militares de Burma aumentaram a segurança nas ruas de Yangun, principal cidade do país, onde vive a Nobel da Paz.

Nos últimos 21 anos, a ativista permaneceu presa por um total de 15. Segundo o advogado, é possível que ela não aceite a liberdade condicional, se for proibida de exercer atividades políticas.

Ela deveria ter sido libertada em 2009, mas uma nova condenação aconteceu após o caso de um americano que atravessou a nado o lago Inya até sua casa, supostamente para salvá-la.

EXPECTATIVA

Na última sexta-feira, 2 mil apoiadores de Suu Kyi se reuniram do lado de fora de sua casa e na sede do seu partido, a NLD (Liga Nacional pela Democracia). No entanto, um membro do partido pediu que eles retornassem neste sábado.

Até agora, não houve pronunciamento formal dos generais que governam Burma sobre o caso de Suu Kyi, mas caminhões de policiais da tropa de choque já podem ser vistos nas ruas de Yangun.

Fontes em Burma disseram à BBC que os documentos que autorizam a libertação da prêmio Nobel já foram assinados, segundo o correspondente em Bangcoc, Alastair Leithead. Oficiais já teriam ido à casa de Suu Kyi para entregá-los.

O advogado Nyan Win disse que a ativista deverá encontrar a mídia e o público na sede do NLD assim que puder sair de casa.

O partido venceu as últimas eleições de Mianmar, em 1990, mas nunca conseguiu assumir o poder.

Suu Kyi ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1991, pela sua luta por reformas democráticas no país, que é governado por militares.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página