Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2010 - 07h44

Embaixador dos EUA chamou presidente do Afeganistão de "fraco" e "paranoico"

DA BBC BRASIL

O embaixador dos EUA no Afeganistão chamou o presidente do país, Hamid Karzai, de "paranoico" e "fraco", em comunicado a Washington vazado pelo site WikiLeaks. No documento, Karl Eikenberry diz que Karzai é "incapaz de compreender os princípios mais rudimentares da formação de um Estado".

Veja como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Leia íntegra dos arquivos do Wikileaks obtidos pela Folha
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os documentos mostram ainda uma profunda preocupação dos EUA com a corrupção no governo do Afeganistão.

Em mensagens datadas de julho de 2009, e publicadas pelo jornal britânico "The Guardian", Eikenberry afirma que quatro reuniões recentes com Karzai foram "cordiais", mas manifestou "preocupações sobre o status da relação EUA-Afeganistão".

Ele afirma que ficou "apreensivo" com algumas das opiniões de Karzai, incluindo a crença do presidente afegão de que tanto EUA quanto Irã estavam apoiando seus adversários nas eleições realizadas em setembro de 2009.

Eikenberry disse ainda que identificava dois lados de Karzai -- um que é "um indivíduo paranoico e fraco não familiarizado com os preceitos básicos da construção de uma nação", e "um político astuto que se vê como um herói nacionalista", capaz de evitar que o Afeganistão seja dividido por adversários políticos.

"Para recalibrar a nossa relação com Karzai, precisamos lidar com e desafiar ambas as personalidades", diz ele.

Opiniões semelhantes foram manifestadas em uma mensagem diplomática enviada em fevereiro de 2010, relatando um encontro de Eikenberry com o ministro das Finanças afegão, Omar Zakhilwal.

Zakhilwal descreveu o presidente como "um homem extremamente fraco", propenso a acreditar em relatos de complôs contra ele.

Em mensagem datada de 2008, David Cameron --à época líder da oposição conservadora britânica, hoje premiê--, teria dito que a esfera de influência de Karzai diminuía a cada ano.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página