Publicidade
Publicidade
Hillary ameaça retaliação caso Taleban não rompa com Al Qaeda
DA BBC BRASIL
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que a pressão militar dos Estados Unidos sobre o Taleban no Afeganistão deixa seus militantes diante da escolha entre se afastar da rede extremista Al Qaeda e "as consequências" de não mudar essa postura.
"Eles não podem nos vencer. E eles não podem escapar a essa escolha", disse Hillary, em um discurso sobre a política americana para o Afeganistão e o Paquistão em Nova York.
Segundo a secretária, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Taleban escolheu "desafiar a comunidade internacional e proteger a Al Qaeda (responsável pelos ataques)".
"Essa foi a escolha errada, e eles pagaram um preço alto. Hoje, a crescente pressão da nossa campanha militar está moldando uma decisão parecida para o Taleban: rompam a ligação com a Al Qaeda, renunciem às armas e obedeçam a Constituição afegã e vocês poderão se reintegrar à sociedade afegã", afirmou.
"Recusem e vocês continuarão a encarar as consequências de estarem ligados à Al Qaeda como inimigos da comunidade internacional."
TRANSIÇÃO
Hillary disse que os Estados Unidos seguem uma estratégia de três trilhos na região: a ofensiva militar contra a Al Qaeda e o Taleban; o apoio aos governos, economias e sociedades civis no Afeganistão e no Paquistão, minando os esforços da insurgência; e o esforço diplomático para pôr fim ao conflito afegão e traçar um futuro seguro para a região.
De acordo com a secretária, caso os militantes do Taleban rompam a ligação com a Al Qaeda e renunciem à violência, isso deixaria a rede extremista sozinha e fragilizada.
Os Estados Unidos têm 78 mil militares no Afeganistão e planejam iniciar a retirada de suas tropas em julho deste ano. A expectativa é que até 2014 todas as tropas tenham deixado o país.
Segundo Hillary, a segurança no Afeganistão melhorou e começa a se estabilizar.
Em seu discurso, Hillary anunciou ainda que o diplomata Marc Grossman será o novo enviado especial dos Estados Unidos ao Paquistão e ao Afeganistão, em substituição a Richard Holbrooke, que morreu em dezembro do ano passado.
SANÇÕES
Nesta sexta-feira, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a imposição de sanções contra a New Ansari Exchange, considerada a maior empresa de transferência de dinheiro do Afeganistão, e outros 15 indivíduos ou grupos ligados a ela, por suposta lavagem de dinheiro para traficantes de drogas.
Os Estados Unidos acusam a New Ansari Exchange e seus afiliados de lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas como heroína, ópio e morfina.
Os nomes incluídos na lista terão seus bens nos Estados Unidos congelados. Cidadãos americanos também serão proibidos de fazer negócios com os incluídos na relação.
Segundo o governo americano, os lucros provenientes do tráfico de drogas ajudam a alimentar a insurgência no Taleban no Afeganistão.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias sobre o Afeganistão
- Atentado suicida deixa oito mortos e 30 feridos no Afeganistão
- Obama reduz verbas do Pentágono para o Iraque e Afeganistão
- Afeganistão investiga ataque taleban que matou 15 policiais
+ Notícias em Mundo
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo balanço aponta 90 mortes em atentado no Iêmen
- Strauss-Kahn deve ser investigado por suposto estupro coletivo
- Fukuoka proíbe funcionários de tomar álcool fora de casa
- Milhares passam a noite em carros após terremoto na Itália
- Cuidador de creche é condenado por pedofilia na Holanda
+ Comentadas
- Nobel acusa Israel de ameaçar paz mundial; embaixada rebate
- Rússia diz que oposição não vai derrotar regime sírio
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.

Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV