Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2011 - 07h28

Família viu avanço de onda e sobreviveu por pouco no Japão

EWERTHON TOBACE
ENVIADO ESPECIAL DA BBC BRASIL A SENDAI (JAPÃO)

Em meio à destruição provocada pelo mar de lama trazido pelo tsunami da semana passada, a cidade de Sendai está deserta, uma das poucas exceções é família Hara, que assistiu de casa o avanço da onda gigante.

Como os demais moradores do local, os Hara foram levados para um abrigo do governo, mas retornaram para avaliar os danos causados à moradia da família.

O dono da casa é um senhor de meia idade, de sorriso fácil. Mas quando questionado sobre a tragédia de sexta-feira passada e sobre o que acontecerá daqui para a frente, ele aperta os olhos e as lágrimas escorrem.

Ewerthon Tobace /BBC Brasil
Familia Hara limpa lama que invadiu sua casa em Sendai, cidade mais afetada pelo tremor de sexta (12)
Familia Hara limpa lama que invadiu sua casa em Sendai, cidade mais afetada pelo tremor de sexta (12)

"Temos de tentar reconstruir nossas vidas aqui mesmo. Não há para onde ir. Foi aqui que nascemos e crescemos, e é aqui que devemos ficar", responde.

Enquanto ele dá detalhes sobre o tsunami que varreu o bairro em que vive há mais de 30 anos com a família, a esposa não para um segundo, tentado limpar uma mesinha de centro.

"Mostra para ele como ficou o tatame", sugere ao marido. "Parece papel machê", diz, mostrando o cômodo que antes abrigava a sala.

MAR DE LAMA

O mar de lama toma conta da casa. "Vai demorar meses para conseguirmos limpar tudo isso", diz o filho mais velho. "Mas não vamos desistir", assegura.

Ele conta que a família estava em casa na sexta-feira fatídica. "O terremoto nos pegou de surpresa e logo veio o alerta de tsunami. Ficamos aqui mesmo, no segundo andar e, de lá, vi as cenas mais impressionantes da minha vida", conta.

Ewerthon Tobace /BBC Brasil
Família chorou ao encontrar o cachorro da família Kuro, em meio aos destroços e lixos da casa
Família chorou ao encontrar o cachorro da família Kuro, em meio aos destroços e lixos da casa

Uma onda gigante, mais alta que as casas, invadiu o bairro dos Hara com muita violência. "Vimos ela chegando e tínhamos a certeza de que morreríamos. Mas a onda fez uma curva e não atingiu nossa casa. Foi sorte."

A casa vizinha também ficou intacta. Mas as seguintes não estão mais lá. "É muito triste tudo isso", diz o filho, que também enche os olhos de lágrimas ao mostrar o cachorro da família, Kuro, em meio aos destroços e lixos da casa. "Não conseguimos salvá-lo. Ele estava na porta de entrada, mas a onda veio muito rápido."

O filho mais novo não para de tirar a lama de dentro da casa. Mas faz uma pausa para acrescentar: "Vimos uma pessoa sendo trazida pela onda gigante. Ela ainda estava viva. Foi horrível."

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página