Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2011 - 08h20

Israel pede explicações à Argentina sobre suposta oferta ao Irã

DA BBC BRASIL

O governo de Israel pediu explicações à Argentina sobre relatos de que o governo argentino teria proposto ao Irã parar as investigações sobre dois atentados a bomba em Buenos Aires nos anos 1990 em troca da melhoria das relações entre os dois países.

A Justiça argentina afirma que os ataques à Embaixada de Israel em Buenos Aires, que matou 29 pessoas em março de 1992, e ao centro judaico Amia, também em Buenos Aires, que deixou 85 mortos em 1994, teriam sido planejados pelo Irã e conduzidos pelo grupo xiita libanês Hizbollah, apoiado pelo governo iraniano.

Enrique Marcarian-18.jul.94/Reuters
Equipe de resgate trabalha sobre escombros do prédio da Amia (Associação Mutual Israelita Argentina), em Buenos Aires, destruído por atentado
Equipe de resgate trabalha sobre escombros do prédio da Amia (Associação Mutual Israelita Argentina), em Buenos Aires, destruído por atentado

Israel e Estados Unidos também acusam o Irã pelos ataques. O Irã sempre negou envolvimento nos atentados.

Um porta-voz do governo israelense disse que se as alegações forem verdadeiras, seria "uma demonstração de infinito cinismo e uma desonra aos mortos".

O governo argentino não comentou as informações.

VAZAMENTO

O suposto acordo entre a Argentina e o Irã foi divulgado no sábado pela revista argentina Perfil.

A publicação cita o vazamento de um documento diplomático iraniano no qual a oferta argentina é relatada.

"A Argentina não está mais interessada em solucionar os dois ataques, mas em troca prefere melhorar suas relações econômicas com o Irã", afirma o documento.

Segundo a Perfil, o ministro das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman, teria feito a oferta por meio de um contato com o presidente sírio, Bashar al-Assad, durante um encontro na Síria em janeiro.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, disse que Israel queria "esclarecimentos oficiais do Ministério das Relações Exteriores da Argentina em relação ao artigo".

A mídia israelense relatou no domingo que o governo de Israel estaria estudando cancelar uma visita ao país programada por Timerman na semana que vem se os relatos forem comprovados.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página