Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2011 - 14h51

Família real justifica falta de convites para Brown e Blair

DA BBC BRASIL

Um porta-voz da família real britânica explicou a razão de a lista de convidados do casamento entre o príncipe William e Kate Middleton, marcado para a próxima sexta-feira, ter deixado de fora dois ex-primeiros ministros trabalhistas Tony Blair e Gordon Brown.

Os ex-premiês conservadores Margaret Thatcher e John Major receberam convites e parlamentares trabalhistas se disseram surpresos com isto.

Entretanto, o porta-voz da família real informou nesta segunda-feira que os ex-primeiro-ministros não foram convidados devido a uma simples questão de protocolo - o fato de eles não terem sido agraciados com uma comenda real.

John Major e Margaret Thatcher são membros da Ordem da Jarreteira, receberam a mais alta honraria da Rainha Elizabeth 2ª. Blair e Brown não receberam a honraria.

A Ordem da Jarreteira foi estabelecida pelo rei Eduardo 3º em 1348 para honrar aqueles que contribuíram à vida nacional ou serviram ao detentor da coroa.

Apesar da justificativa da família real, de acordo com o repórter da BBC Gabriel Gatehouse alguns jornais de esquerda do Reino Unido chegaram a perguntar se o casamento de William e Kate estaria sendo politizado.

E, segundo Gatehouse, entre os 1.900 convidados apenas um membro do maior partido de oposição britânico estará presente na cerimônia de sexta-feira, o líder dos Trabalhistas, Ed Miliband.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página