Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2011 - 07h30

Operários espanhóis protestam nus contra fechamento de fábrica

ANELISE INFANTE
DA BBC BRASIL, EM MADRI

Operários espanhóis gravaram e divulgaram na internet um vídeo no qual aparecem nus, portando apenas as ferramentas de trabalho, em protesto contra o fechamento da fábrica onde trabalham.

Dublando o clássico YMCA do grupo Village People, os 164 trabalhadores fazem uma coreografia bem humorada contra os planos da multinacional ABB, empresa de tecnologia industrial elétrica, de fechar a fábrica de Trapagarán, no País Basco (norte da Espanha).

Comitê de Empresa dos Trabalhadores da ABB Trapagarán
Operários espanhóis divulgaram na internet um vídeo inspirado no Village People em protesto contra o fechamento da fábrica onde trabalham
Operários espanhóis gravaram e divulgaram na internet um vídeo inspirado no Village People em protesto

"O vídeo produz risos, mas a mensagem é séria. O fechamento da fábrica nos deixa sem nada, sem roupa, sem recursos e sem futuro", disse um comunicado do porta-voz dos trabalhadores, Jorge Marcos.

"É injustificável que uma empresa que tenha faturado 100 milhões de euros (cerca de R$ 226 milhões) nos últimos três anos, batendo o recorde de faturamento, deixe toda a linha de produção na rua."

ÚNICA FORMA

No protesto, os operários aparecem fazendo seu trabalho habitual em tornos mecânicos e mesas com os capacetes do uniforme, mas completamente nus.

Eles realizam suas tarefas cantando e dançando, inclusive mostrando nádegas e parte dos genitais, cobertos na edição por ferramentas de trabalho e imagens justapostas.

O vídeo recebeu destaque nos principais telejornais espanhóis, mas o movimento ainda não teve resposta da
direção da ABB.

A companhia divulgou um comunicado confirmando a "reestruturação de sua divisão Power Products na Espanha para melhorar a viabilidade nas difíceis condições atuais do mercado espanhol".

Os operários dizem que o protesto original foi a única forma de chamar a atenção para seu problema depois de duas semanas fazendo manifestações e pedindo reuniões com os diretores da empresa, sem obter resposta.

Eles alegam que a empresa com sede na Suíça avisou a todos os funcionários que fecha a fábrica "por condições de mercado".

O porta-voz sindical diz que a empresa pretende transferir a unidade espanhola para um país do leste europeu, onde os custos trabalhistas são menores.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página